Viktor Gyökeres é o grande reforço do Sporting nesta época e, até ao momento, o avançado sueco tem mostrado serviço seja em futebol de bola corrida ou através da cobrança de grandes penalidades. Os adeptos do Sporting estão satisfeitos com o rendimento do jogador não apenas pelo que joga mas também por aquilo que faz jogar. De resto, há quem entenda que a subida de produção atacante na hora de visar as balizas por parte de Paulinho a Viktor Gyökeres se devem também.
Contudo, a forma de jogador de Viktor Gyökeres tem gerado algumas críticas entre os rivais, nomeadamente a forma como o jogador internacional sueco recorre aos braços para se movimentar quando tem adversários por parte, algo que Octávio Machado, antigo diretor geral do Sporting, diz não entender, acabando por ir até mais longe.
Para o antigo dirigente dos leões, trata-se de uma "campanha" que estão a tentar fazer contra Viktor Gyökeres, sendo essa uma situação que Octávio Machado diz que já viu ser feita de forma idêntica ao portista Mehdi Taremi.
"Não façam campanhas para expulsar este ou aquele. Foi com o Taremi na questão dos penáltis como se fossem marcados penáltis que não foram a favor do Taremi. Agora o Gyökeres que devia estar na rua", salientou o antigo dirigente do Sporting, que também já treinou o clube de Alvalade e o FC Porto.
Em declarações no canal de televisão CMTV, Octávio Machado deixou um apelo aos rivais sportinguistas para que, em relação a Viktor Gyökeres, tenham "calma".
"Tenham calma, tenham calma. O rapaz está a incomodar. Deixem crescer", pediu o antigo diretor geral do futebol do Sporting, considerando que o aparecimento de jovens como Viktor Gyökeres são positivos para o futebol português.
"É bom para o futebol português virem estes jovens", mencionou Octávio Machado, deixando elogios à forma como Viktor Gyökeres se tem vindo a fixar no ataque do Sporting.
"Toda a gente melhorou com o Gyökeres"
Sobre o rendimento do avançado sueco e da parceria que tem vindo a fazer com Paulinho, Rúben Amorim destacou a importância que é, para si, ter um jogador como Gyökeres.
"Apareceu um avançado que tem características diferentes. Estou inclinado a dizer que sim, que a chegada do Viktor ajudou o Paulinho a libertar-se mais. Mas tínhamos de fazer um estudo mais minucioso para perceber. E às vezes não se passa nada, simplesmente a bola entra na primeira jogada e entra novamente na segunda e isso cria uma dinâmica diferente", comentou Rúben Amorim.
Em conferência de imprensa, o treinador do Sporting explicou ainda que, em Alvalade, "toda a gente melhorou com o Gyökeres" e explicou as razões.
"Porque é um jogador com umas características que não tínhamos. A equipa ficou mais perigosa no ataque à profundidade e isso permite que todos tenham mais espaço entre linhas, por exemplo", concluiu o treinador do Sporting.