Portugal
"Não é preciso estar um ano a ver jogadores e temos jogadores tão perto"
2024-08-23 13:50:00
"Não compreendo porquê que não olham para os jogadores que estão tão perto", diz Maniche

O mundo do futebol é cada vez mais global. E há muito que leva a transferências de portugueses lá para fora. Também jogadores estrangeiros mostram há muitos anos o que valem nos relvados nacionais.

Com a janela de transferências perto de se encerrar, alguns são apontados como alvos para algumas equipas nacionais, como é o caso do Benfica. Vários jogadores têm sido colocados na rota de Lisboa. Há mesmo quem entenda que o "mercado do Benfica é sempre um bocadinho mais atribulado".

"Não é preciso estar um ano a ver jogadores", diz Maniche

Maniche, antigo internacional português, disse que não percebe como é que o clube da Luz não procura soluções entre portas na I Liga. “Não é preciso ir muito lá fora", disse o ex-médio que se formou na Luz.

A título de exemplo, Maniche lembrou um jogador que há várias épocas alinha no Famalicão. "O lateral-esquerdo, o Moura, do Famalicão era uma excelente opção para o Benfica", disse Maniche, em declarações na CNN Portugal.

Para o lado esquerdo da defesa, recorde-se, o Benfica comprou nesta janela de transferências Beste e Álvaro Carreras, que esteve emprestado na segunda metade da temporada passada ao clube encarnado.

“Não compreendo porquê que não olham para os jogadores que estão tão perto e precisam de um ano e meio para buscar um ou dois laterais-esquerdos que são uma incógnita"

Para Maniche, "não é preciso estar um ano a ver jogadores e temos jogadores tão perto”. E nesse sentido, o antigo centrocampista deu outro exemplo de um jogador do Famalicão.

"Zaydou Youssouf, do Famalicão, é um médio fantástico"

“Temos o Zaydou Youssouf, do Famalicão, que é um médio fantástico”, analisou Maniche, lamentando que o Benfica, mas também outros clubes com tradição em Portugal não olhem para alguns jogadores da I Liga.

“Não compreendo porquê que não olham para os jogadores que estão tão perto e precisam de um ano e meio para buscar um ou dois laterais-esquerdos que são uma incógnita", disse Maniche.

O antigo internacional português lembrou ainda que, quando se contratam jogadores fora da I Liga, é preciso dar tempo de adaptação a esses mesmos atletas. "Estes jogadores conhecem o futebol português e é mais fácil encaixar e a adaptação é mais fácil”, finalizou Maniche.

Em relação ao Benfica, dos jogadores que chegaram à Luz nesta janela de transferências, todos jogava fora da I Liga, com exceção de regressos por empréstimo. Mas compras de passes, o Benfica fez todas em ligas estrangeiras.