Portugal
"Não é por acaso que o Sporting contrata em Mafra, Famalicão, no Santa Clara"
2024-01-11 12:40:00
"Os adeptos portistas sabem que existe uma degradação a nível financeiro e também desportiva", diz Maniche

André Villas-Boas é candidato à presidência do FC Porto e já avançou com a frase que marcará a sua corrida à cadeira de presidente dos azuis e brancos. "Só há um Porto", é o mote que o antigo treinador dá para concorrer às eleições do clube da cidade Invicta. Maniche, antigo jogador dos dragões, campeão europeu e vencedor da Taça UEFA de azul e branco vestido, diz que o slogan é "bastante feliz" e deixou outras considerações sobre a atual realidade portista.

"É uma candidatura já esperada com um slogan bastante feliz, direi. Eu acho que o André Villas-Boas pretende construir uma SAD reconhecida por uma gestão eficaz, qualificada e rigorosa", comentou Maniche. 

O antigo internacional português sublinhou ainda que André Villas-Boas mostra que quer "modernizar a estrutura, tendo um clube com uma visão mais futurista para potenciar a marca FC Porto a nível interno e também a nível internacional".

Neste sentido, Villas-Boas avança para o ato eleitoral e Maniche diz que "os adeptos sabem que existe uma degradação a nível financeiro e também desportiva, quiçá, não sabemos como será o final da época do FC Porto."

Por isso, o ex-futebolista compreende que Villas-Boas queira potenciar recursos e formas de abordagem no mercado de transferências, caso venha a ser escolhido pelos sócios para ocupar a cadeira de presidente do FC Porto.

"Recrutamento de talento para criar receita. Isso é importante e todos os clubes têm que o fazer. Não é por acaso que o Sporting tenta valorizar a competição interna em contratar e ir buscar jogadores a um Famalicão, a um Rio Ave, a um Santa Clara, a um Mafra", apontou Maniche.

"O ponto alto, direi, é o portal que quer criar visando transferências e comissões"

Em declarações na CNN Portugal, o antigo internacional português salientou, pois, que a equipa verde e branca tem vindo a ter "sucesso" com essa política de contratações.

"E teve sucesso até agora com Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Morita, Diomande, enfim, e recrutar na formação com o Catamo. Isso é fundamental", manifestou Maniche, mostrando-se ainda agrado por André Villas-Boas querer criar um portal com informações sobre verbas a pagar e comissões nas transferências.

"O ponto alto, direi, que é o portal que ele quer criar visando as transferências e as comissões que podem surgir. Isso é fundamental para ser um clube claro, haver transparência daquilo que acontece dentro do clube", disse Maniche, aconselhando o FC Porto a avançar com o centro de treinos "tem que ficar onde a equipa principal trabalha"

E se há quem entenda que André Villas-Boas ao avançar para a corrida eleitoral consegue "sobressaltar o sono das múmias paralíticas", do lado de Maniche o antigo treinador poderá levar o clube a optar por uma visão diferente daquela que está a vigorar, nomeadamente em relação ao centro de formação.

Para Maniche, a academia do FC Porto deveria estar próxima do local onde a equipa principal dos azuis e brancos treina. "Aí é que estão as referências, aí é que estão os princípios e valores do FC Porto".

De resto, Maniche dá os exemplos dos rivais portistas. "É isso que se passa no Benfica, no Sporting, no SC Braga, no Vitória", realçou, pedindo que a formação possa conviver com o plantel sénior.