Portugal
"Não é pelo Brooks ir a avançado que se vai dizer que Benfica não tem avançados"
2022-10-03 13:50:00
"O Benfica tem muitas opções para os diversos lugares", diz antigo treinador Octávio Machado

A caminhada de triunfos do Benfica em 2022/2023 sofreu uma paragem em Guimarães, com as águias a cederem um empate diante do Vitória para o campeonato nacional português e, rapidamente, o resultado na cidade berço serviu para considerações, debates e pensamentos na imprensa escrita e falada a respeito do rendimento da equipa orientada por Roger Schmidt.

A dado momento da temporada, o Benfica tinha várias opções para a linha avançada: Gonçalo Ramos, Henrique Araújo, Seferovic, Yaremchuck, Petar Musa e Rodrigo Pinho. Dos seis, dois já não fazem parte do plantel 2022/23. Seferovic e Yaremchuck deixaram a Luz, enquanto que para Guimarães o técnico alemão também não podia contar com Henrique Araújo.

Roger Schmidt não levou Rodrigo Pinho e depois de entregar a titularidade a Gonçalo Ramos ainda lançou em campo Petar Musa, mas o croata também não acrescentou golos no registo particular, sendo que o técnico, na ponta final, colocou John Brooks na frente de ataque para tentar o 'chuveirinho' com o norte-americano a tentar apoiar o setor da frente na mira à baliza do Vitória.

Octávio Machado, antigo treinador de Sporting e FC Porto, diz que acompanhou a partida e percebeu a ideia de Roger Schmidt. Em todo o caso, avisa que os benfiquistas não podem agora vir dizer que faltam soluções de ataque no plantel.

"Não é pelo facto do Brooks ter ido para ponta de lança que se vai dizer que não há pontas de lança no Benfica", disse Octávio Machado, apontando para as unidades que Roger Schmidt tem à sua disposição na Luz.

"O Benfica tem muitas opções para os diversos lugares. O treinador vai gerir", antecipou o antigo treinador de FC Porto e Sporting, que falava em declarações na CMTV.

Por outro lado, Octávio Machado disse ainda que não acredita que a travagem na marcha de vitórias do Benfica na época possa sofrer um impacto nos jogos que se seguem.

"O Benfica tem todas as condições para passar à próxima fase", disse Octávio Machado, antecipando, ainda assim, dificuldades para a formação das águias.

Em todo o caso, insistiu novamente Octávio Machado, o resultado de Guimarães não terá reflexo nos duelos que se seguem no calendário do emblema da capital portuguesa.

"Não acredito que este resultado possa quebrar esta caminhada do Benfica na Liga dos Campeões", finalizou Octávio Machado, depois de destacar também que as derrotas e os empates fazem parte do futebol tal como as vitórias.