Portugal
"Não é o Schmidt que está a embirrar com o Vlachodimos"
2023-09-01 10:50:00
"Já sabiam qual era o perfil do Vlachodimos, que era uma flor que não se toca", refere Jorge Castelo

Odysseas Vlachodimos perdeu a titularidade na baliza do Benfica após o jogo do Bessa contra o Boavista. O jogador está de saída da Luz, poucos meses depois de ter renovado contrato com a SAD encarnada. Jorge Castelo, professor no curso de treinadores e antigo colaborador das águias, lembra que não foi só Roger Schmidt que procurou uma ideia diferente para a baliza do Benfica, até porque antes do alemão já outros tinham tentado o mesmo.

"O Vlachodimos assinou em março e duplicaram-lhe o ordenado. Já sabiam qual era o perfil do Vlachodimos, que era uma flor que não se toca. É ou não é? Porque não foi só com o Jorge Jesus. Foi com o Bruno Lage também. O Lage também estava doidinho para trazer um outro jogador, um outro guarda-redes com outras características", recordou Jorge Castelo.

"Precisa de ser também um bom construtor da primeira etapa de construção"

Em declarações no canal A Bola TV, o técnico sustenta que o internacional pela Grécia tem valor para a baliza do Benfica, só que acredita que o futebol dos dias de hoje pede outras coisas aos guarda-redes que não vê Ody a dar ao jogo do Benfica.

"O Vlachodimos é um bom guarda-redes. Não tenho dúvidas nenhumas. Agora, para o Benfica o perfil de guarda-redes, para além de ser bom guarda-redes, precisa de ser também um bom construtor da primeira etapa de construção do processo ofensivo do Benfica", destacou Jorge Castelo, certo de que, no fundo, não foi Roger Schmidt a 'pegar' com Ody.

"Isto não é o Roger Schmidt que está a embirrar com o Vlachodimos, não foi o Jorge Jesus que embirrou com o Vlachodimos, não foi o Lage que embirrou com o Vlachodimos", justificou Jorge Castelo.

A somar a isso, Castelo disse que os três treinadores quiseram algo de novo para o futebol do Benfica desde a baliza e não encontraram essas capacidades em Ody.

"Eles só queriam era um guarda-redes que tivesse outras apetências para além de defender a baliza porque essa é a primeira missão do guarda-redes", concluiu Jorge Castelo.

Ody segue para o Nottingham Forest de Inglaterra

Odysseas Vlachodimos está a caminho do Nottingham Forest, de Inglaterra. O jogador grego vai assinar pelos 'tricky trees' e dar continuidade à sua carreira como futebolista depois de vários anos em Lisboa ao serviço do Benfica.

Com a saída de Ody para o Nottingham Forest, Roger Schmidt fica com duas soluções para a baliza - o ucraniano Trubin e o português Samuel Soares.