Portugal
"Não é de admirar que o Sérgio Conceição seja mais penalizado"
2021-04-29 13:15:00
Pinto da Costa "tem toda a legitimidade em estar preocupado que haja dois pesos e duas medidas"

O Conselho de Disciplina (CD) da Federaçao Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu aplicar um castigo de 21 dias de suspensão ao treinador Sérgio Conceição. Entretanto, Pinto da Costa já assegurou que a administração azul e branca avançará com recurso do castigo aplicada ao seu técnico e, ao mesmo tempo, pediu igualdade de tratamento, lembrando o caso recente da avaliação feita a um processo relativo a Rúben Amorim, treinador do Sporting, que tem vindo a cumprir suspensão pela abordagem e palavras dirigidas ao árbitro no final do jogo com o Famalicão, que Amorim, insiste, não ter dito.

José Alberto Costa, antigo jogador do FC Porto, entende que Pinto da Costa tem razão em pedir igualdade de tratamento para Sérgio Conceição. "Tem toda a legitimidade para pedir isso e em estar preocupado que haja dois pesos e duas medidas", afirmou o antigo jogador do emblema da Invicta, sustentando que, em relação ao comportamento dos treinadores, "pouco tem sido feito para alterar a situação". Nesse sentido, Costa concorda com o castigo aplicado ao treinador dos azuis e brancos.

"Em função do histórico de Sérgio Conceição, não é de admirar que seja mais penalizado", comentou José Alberto Costa, lembrando que esta não é a primeira vez que o treinador portista é alvo de um processo por parte do Conselho de Disciplina.

No entender do treinador, "a reincidência é prejudicial em termos de penalização, em qualquer circunstância" e, por isso, acredita que Sérgio Conceição pagará agora a 'fatura' de outras situações já protagonizadas.

Com exceção do último jogo do campeonato, se o recurso do FC Porto não for atendido, Sérgio Conceição irá falhar todos os restantes jogos, coisa que José Alberto Costa entende como sendo algo que acabará por gerar "prejuízo" na equipa do FC Porto por não ter o técnico no banco dos suplentes.

Sérgio Conceição, que está em 'blackout', recebeu ordem de expulsão na última segunda-feira, em Moreira de Cónegos, quando se dirigiu ao árbitro Hugo Miguel, cuja arbitragem tem sido muito contestada pelos dragões.

O ex-jogador dos portistas, em entrevista à Renascença, diz que "os árbitros mostram, em determinados momentos, ansiedade e intranquilidade, que depois os faz cometer erros que por vezes vemos".

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, explicou na última noite, no Porto Canal, aquilo que Sérgio Conceição disse a Hugo Miguel, árbitro do Moreirense-FC Porto, que terminou empatado a uma bola. 

"O que ele disse e que motivou o cartão vermelho foi: 'Ó Hugo, dois penáltis!'. As palavras que levaram o Hugo Miguel a dar o vermelho ao Sérgio Conceição foram estas", explicou Pinto da Costa, salientando que no que toca a expulsões, o treinador dos azuis e brancos "agora está empatado com o treinador do Sporting".