Portugal
"Não direi que houve mas também que não houve prémio prometido ao Casa Pia"
2023-05-15 14:50:00
Ex-vice do FC Porto e o gesto de Conceição no duelo contra o Casa Pia

Antigo vice-presidente do FC Porto, José Guilherme Aguiar não diz que houve mas também não afasta o cenário de possível existência de um "prémio especial prometido" ao Casa Pia para travar o FC Porto no jogo do campeonato. Na sequência de um gesto protagonizado por Sérgio Conceição nos instantes finais da partida do Estádio do Dragão, o ex-dirigente portista refere que não pode afirmar nem desmentir essa possibilidade.

"Não faço ideia se houve ou não algum prémio especial ou prometido algum prémio especial ao Casa Pia, se conseguisse vencer ou empatar com o FC Porto mas essas coisas, muito embora sejam proibidas no regulamento de disciplina, mas, de qualquer forma, essas coisas no final do campeonato e com as emoções que se encontram à flor da pele, não direi que houve mas também não direi que não houve", afirmou José Guilherme Aguiar, em declarações na Antena 1.

O antigo vice-presidente do FC Porto diz que viu as imagens e até a troca de palavras entre os bancos e reconhece que são coisas que fazem parte pois "é futebol".

"Eu vi as imagens, não sei o que foi dito, sei que houve uma série de provocações de lado a lado, é futebol", justificou José Guilherme Aguiar sobre o fim polémico do jogo entre FC Porto e Casa Pia, com os dragões a chegarem à vitória nos descontos da segunda parte e com a partida a terminar com confusão junto aos túneis e no relvado do Estádio do Dragão.

"Estas coisas às vezes são normais e fruto da emocionalidade mas tudo passa", disse Guilherme Aguiar, salientando que o FC Porto continua a lutar para revalidar o título de campeão nacional.

"A obrigação da equipa do FC Porto é vencer todos os jogos e manter-se sempre candidata enquanto for matematicamente possível", traçou o ex-vice-presidente.

"O Benfica tem uma superioridade pontual mas isso não retira um milímetro da responsabilidade do FC Porto de tentar ganhar todos os jogos", disse Guilherme Aguiar.

"Como o Casa Pia está perto do Benfica eles concluem mal que havia incentivo"

Quem também falou à Antena 1 foi o presidente do Casa Pia que rejeitou a teoria de que possa ter existido prémio para o clube lisboeta em caso de conquista de pontos no Dragão.

"O Casa Pia não recebe esses incentivos", garantiu Vítor Franco, salientando que estava nos camarotes e se apercebeu que Sérgio Conceição teve um gesto para o banco do Casa Pia.

"Um gesto que não fica bem. É aquela ideia que o Casa Pia teria recebido algum dinheiro ou incentivo para ganhar ao FC Porto", contou Vítor Franco, lamentando esta situação.

"Como o Casa Pia está perto do Benfica eles concluem mal que havia incentivo e não havia", disse o líder do Casa Pia, que promete avaliar a situação no sentido de avançar com uma queixa contra Conceição.