Portugal
"Vertonghen não deve ter pedido menos ao Benfica do que ao Sporting"
2021-06-19 16:25:00
Fernando Mendes aborda esclarecimento sobre o central que “Jesus não queria”

O comunicado do Benfica a esclarecer a situação de Jan Vertonghen acabou por gerar mais dúvidas do que esclarecimentos. O clube da Luz garantiu que o central belga faz parte do plantel para 2021/22, o que causou estranheza a Fernando Mendes.

O antigo lateral das águias recordou uma declaração de Luís Filipe Vieira, com o presidente do Benfica a revelar que Vertonghen não fazia parte dos planos do treinador, Jorge Jesus. Fernando Mendes questionou a reação do Benfica sobre os rumores de mercado em torno de Vertonghen quando tem ficado em silêncio sobre rumores envolvendo outros jogadores.

“Para o futebol português, Vertonghen dá e sobra, mas sempre se falou que Jorge Jesus não o queria. Vieira disse isso, que Jesus não o queria. Eu acho estranho não querer um central de uma das melhores seleções da Europa”, comentou.

Com o Benfica a fazer uma temporada discreta em 2020/21, Vertonghen não se destacou. Ainda assim, continua a ser um indiscutível na Bélgica, seleção que é apontada por muitos como candidata a vencer o Euro2020.

“Estamos a falar do capitão de uma das melhores seleções da Europa”, lembrou o ex-lateral: “Teve uma época que não foi boa, mas quem é que teve uma época boa no Benfica? Acontece... O Vertonghen que eu conheço é um excelente jogador, dá e sobra para o campeonato português. Agora, são opções do treinador”.

O Benfica garantiu que Vertonghen vai fazer parte do plantel para 2020/21, mesmo sendo “um jogador caríssimo”. Isto porque o defesa belga aufere um dos maiores salários no plantel encarnado, “se não for o primeiro”, comentou Fernando Mendes, na CMTV.

Procurando no telemóvel “a cartilha”, o ex-jogador de Benfica e Sporting encontrou no telemóvel a alegada proposta feita pelo empresário de Vertonghen ao Sporting, antes do belga assinar pelo Benfica. Para ter o central, os leões teriam de oferecer um salário ‘limpo’ na ordem dos três milhões de euros.

“O empresário disse por quanto é que ele foi oferecido ao Sporting, só se veio para o Benfica por menos. Tenho aqui uma cartilha... Está aqui, salário de três milhões ‘net’ por ano. Foi a proposta que fizeram ao Sporting. Três anos de contrato, cinco milhões à cabeça para assinar. Ao Benfica não devem ter pedido menos”, concluiu Fernando Mendes.

Para o antigo internacional português, o Benfica, ao emitir um “esclarecimento” sobre Vertonghen, estava na verdade a colocar o jogador no mercado, mas com um ‘aviso’ de que só sairá se chegar à Luz uma proposta financeiramente atrativa.

No texto em que garante que Vertonghen entra nos planos para a temporada 2021/22, o Benfica frisou que não há "qualquer intenção em facilitar ou permitir" a transferência do defesa belga.

"O Sport Lisboa e Benfica esclarece que o seu atleta Jan Vertonghen é jogador do clube e faz parte dos planos para a nova temporada. Ao contrário do que está expresso hoje nalguma comunicação social, o atleta não está de saída, nem há qualquer intenção em facilitar ou permitir a sua transferência", referiu o Benfica.