Portugal
"Não comparem o que se passa hoje na arbitragem com há 20 ou 30 anos"
2023-01-12 11:55:00
"Aí, havia outro motivo e outras razões, infelizmente que tinham que ver com honestidade e por aí fora", diz ex-árbitro

A semana que antecede o dérbi de Lisboa entre Benfica e Sporting, agendado para o próximo domingo, tem sido marcada por duras críticas desde Alvalade contra as arbitragens. O clube, pelo porta-voz Miguel Braga, já se queixou publicamente dos árbitros, enquanto que Rúben Amorim assume que não comenta arbitragens.

Mas também antigos dirigentes sportinguistas têm velado críticas ao trabalho dos árbitros, nomeadamente Paulo Andrade que refere que "este ano o colinho já está a exagerar" ou Dias Ferreira, antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral verde e branca, que foi mais longe e salientou que "com esta ladroagem na arbitragem não vale a pena perspetivas" para o dérbi contra o Benfica.

Pedro Henriques, antigo árbitro internacional e atualmente comentador, lamenta o ambiente que se está a criar em redor das arbitragens e diz que é preciso perceber até onde se pode ir com as críticas públicas.

"Em relação a este tipo de conversa eu compreendo o papel do adepto que recorda este lance, este dérbi, este jogo, etc, sempre houve ao longo da história", admite Pedro Henriques. 

Porém, "agora há uma coisa que é relevante e é importante", destacou, dizendo que nesta altura os eventuais erros dos árbitros acontecem por diferentes razões.

"Hoje, com todo este escrutínio que existe, a videoarbitragem, os jogos dão todos na televisão, os erros acontecem por incapacidade ou incompetência", comentou Pedro Henriques.

Em declarações no canal A Bola TV, o ex-árbitro disse que gostaria de deixar esta mensagem em defesa da arbitragem nacional, que tem sido muito criticada.

"E era isto que eu gostava de passar sempre esta mensagem. Não comparem o que se passa hoje, mesmo que existam erros graves, com aquilo que se passava há 20 ou 30 anos. Esqueçam lá isso. Esqueçam lá esse passado em que, aí, havia outro motivo e outras razões, infelizmente que tinham que ver com honestidade e por aí fora", assegurou o ex-árbitro, reiterando que gostaria de deixar esta declaração.

"Esta era a mensagem que eu gostava de passar", concluiu Pedro Henriques, antigo árbitro, numa altura em que outro ex-árbitro também veio a público para comentar as incidências e declarações que têm sido feitas contra o setor.

Duarte Gomes critica Dias Ferreira e lembra funções que tem no TAD

Duarte Gomes critica o teor das declarações de Dias Ferreira, lembrando os cargos que este desempenha no Tribunal Arbitral do Desporto.

"O senhor Dr. Dias Ferreira, prestigiado jurista e histórico dirigente desportivo, desempenha atualmente a função de 'árbitro' no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD)", mencionou Duarte Gomes, referindo também que as declarações do antigo dirigente do Sporting poderiam "até ser 'toleradas' se, neste momento, não exercesse aquele cargo".

Duarte Gomes lembra que Dias Ferreira exerce uma função que "deontologicamente exige dever de recato". "Em véspera de dérbi, isto é exatamente o oposto de tudo o que devíamos estar a apregoar e defender", aconselhou o antigo árbitro, em mensagem deixada nas redes sociais.