Portugal
"Não comparem o João Neves a Modric, Maradona e Messis"
2023-05-03 16:45:00
"Deixem-no crescer", aconselha ex-jogador do FC Porto

A vida de João tem sido uma espécie de 'admirável mundo das neves' na segunda metade da temporada. O jovem jogador do Benfica, natural do Algarve, tem sido aposta de Roger Schmidt e, nas últimas jornadas, passou a assumir a titularidade no meio-campo encarnado.

Entre muitos elogios que tem recebido, nomeadamente por parte de antigas figuras ligadas ao Benfica, João Neves é agora elogiado até por figuras de clubes rivais. Jorge Amaral, ex-jogador do FC Porto, vê que João Neves é "um miúdo bastante interessante" e que "anda sempre à procura da bola".

"Onde está a bola para ir buscá-la e para ir dinamizá-la ele está. Onde está a bola ele está. Tira muito protagonismo a um Florentino Luís que precisa de o adaptar a outras funções", observou o ex-futebolista do FC Porto.

Em declarações na CMTV, o antigo atleta dos dragões vê no jovem benfiquista "um miúdo que não tem medo" nas várias situações e momentos dos jogos.

"Não tem medo de perder a bola, não tem medo de assumir, de ir para cima", avaliou Jorge Amaral, deixando um conselho para os lados da Luz em relação a eventuais comparações que possam ser feitas entre João Neves e grandes figuras do futebol mundial.

"Agora deixem-no crescer e não o comparem já com o Modric, o Maradona, Messi e outros", aconselhou o antigo jogador dos azuis e brancos no comentário sobre o camisola 87 do Benfica.

João Neves é tido como uma das maiores promessas da formação do Benfica e renovou contrato recentemente com a SAD do clube da Luz.

"Animal de competição"

O jovem de 18 anos, que está há 11 no clube encarnado, tem um vínculo contratual com a SAD do Benfica até ao ano de 2028 e é tido por quem o conhece como um "animal de competição".

"O João ainda tem 18 anos, ainda é júnior. Tem todo o foco em ser um atleta de elite e acredito que, com a capacidade de trabalho e a energia positiva que ele tem, possa ser um caso de sucesso", vaticina Tiago Faustino, que o treinou no Algarve, lembrando que o jovem é ainda muito novo e poderá cometer alguns erros próprios da idade e da fase de crescimento.

"Ele só tem 18 anos. Espero que lhe corra bem até ao final da época. Espero que o Benfica seja campeão, pois poderá ajudar a consolidar a posição dele", indicou Tiago Faustino, em declarações na Renascença.