Portugal
"Não acredito que seja só o dinheiro a determinar o regresso aos relvados"
Mauro
2020-05-07 11:30:00
Ex-técnico de Sporting e FC Porto elogia regresso da 'alegria do povo'

José Peseiro concorda com o regresso do futebol ainda que com muitas restrições. O ex-técnico de FC Porto, Sporting e SC Braga, entre outros emblemas, destaca a importância do regresso do futebol "neste momento trágico" com as "responsabilidades de serviço público" que este desporto tem.

Daí que, em artigo de opinião no jornal A Bola, o técnico entenda que este regresso seja motivado não apenas por questões económicas.

"Não acredito que seja só o dinheiro a determinar o regresso aos relvados", mas, sim, também pelo "entusiasmo e o prazer de jogar".

Peseiro refere que o futebol "tem uma importância na nossa sociedade que nenhum outro terá" e realça a forma como uma jornada do campeonato permite enfrentar os dias, permitindo um 'escape' emocional dos adeptos.

O atual selecionador nacional da Venezuela defende o regresso do campeonato mas espera que sejam seguidos os protocolos médicos.

Peseiro sublinha ainda que ao regressar o futebol, os clubes, a Liga e a FPF acabam por colocar os futebolistas na "linha da frente" do combate ao Covid-19.

Ciente de que o campeonato poderá parar a qualquer momento, no caso da pandemia ter um risco de contágio maior do que aquele que se verifica atualmente, Peseiro vê que o regresso é "uma obrigação para com uma população que adora esta modalidade".

Apesar de elogiar quem teve a "coragem" de decidir pelo regresso da I Liga, José Peseiro lamenta que não se tenha feito o mesmo em relação à II Liga.