Portugal
“Não acho descabido o sonho de treinar o FC Porto”, assume Pedro Emanuel
2021-07-30 21:25:00
Técnico considera ainda que Darwin ficou “um pouco aquém” das expetativas

O treinador Pedro Emanuel, antigo defesa do FC Porto, considerou que “não é descabido” sonhar com a hipótese de um dia poder orientar os dragões, embora realçando que “a cadeira de sonho” está por agora bem entregue.

“Não acho que seja descabido, como é lógico. É um clube que me diz muito, vai sempre dizer-me muito. Agora, essa a cadeira de sonho que todos ambicionam está bem entregue”, afirmou o técnico, atualmente sem clube.

“O Sérgio [Conceição] tem feito um trabalho extraordinário”, elogiou Pedro Emanuel: “É um exemplo daquilo que por vezes nos procuram enquanto treinadores portugueses, que é do pouco fazer muito. O Sérgio tem grande mérito nisso”.

Em entrevista ao programa ‘Linha de Golo’, da New Men, o ex-treinador do Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, destacou também o “grande mérito da direção” portista, por acreditar “que o Sérgio Conceição pode continuar a potenciar os jogadores”, tanto mais que “nem o FC Porto, nem nenhum dos clubes portugueses vão deixar de ser clubes vendedores”.

Mas esse sonho de ser treinador do FC Porto não é para já. “Neste momento, o meu foco não passa muito por Portugal, por uma questão de gestão de carreira, mas no futuro quem sabe. Estou preparado para qualquer desafio. Depois destes 12 anos de carreira, sinto-me cada vez mais habilitado”, acrescentou.

Após falar sobre o FC Porto, Pedro Emanuel comentou a evolução de um avançado do Benfica. O técnico orientou Darwin no Almería e, analisando a primeira temporada do uruguaio em Portugal, garantiu que Darwin ficou “um pouco aquém” das expetativas.

“Ele tem muito mais [para dar]. Tem um potencial tremendo e por isso mesmo ficou um pouco aquém do que eu esperava enquanto treinador. Naturalmente, o pouco tempo que trabalhámos junto e o aval que dei na altura para a sua contratação foi um pouco naquela perspetiva que [Jorge] Jesus teve quando o foi buscar ao Almería”, explicou.

Aos 22 anos, Darwin “ainda é jovem”, mas já é “muito exigente com ele próprio”. “Por um lado é positivo, noutros momentos é inibidor”, realçou: “E ele tem uma particularidade que me apraz bastante. Não só o ser jovem, mas ser um jogador de equipa, que se sacrifica e trabalha para a equipa. É egoísta quando tem de o ser”.

“Pode dar mais e acho que Jesus, mais do que ninguém, tem capacidade para retirar mais de jogadores com as qualidades do Darwin. Espero mais nesta segunda época, acho que o Benfica também precisa mais dele na sua frente de ataque e acho que é o que vai acontecer, porque ele é um trabalhador nato e a qualidade está lá, é só preciso conseguir pô-la ao serviço da equipa da melhor maneira e nos melhores momentos”, concluiu Pedro Emanuel.