Portugal
“Nada faziam ou nunca deram por nada. Rui Costa não terá vida fácil”
2021-07-09 20:10:00
Diamantino alerta para a má imagem pública dos dirigentes do Benfica na sequência da detenção de Vieira

O vice-presidente Rui Costa assumiu, ao final desta tarde, a presidência do Benfica, na sequência da suspensão de funções de Luís Filipe Vieira, detido no âmbito da Operação Cartão Vermelho. Ao oficializar a presidência de Rui Costa, o Benfica garantiu que o dirigente “tem o apoio unânime” da Direção das águias.

Instantes depois, foi a vez da SAD do Benfica, em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, que Rui Costa passou a assumir também a presidência da sociedade encarnada.

Esta solução diretiva não surpreendeu o antigo capitão Diamatino Miranda. O ex-médio lembrou o peso que Rui Costa já tinha na estrutura, dando a cara pelo Benfica em muitos processos negociais, deixando tudo preparado para que Vieira apenas tivesse de formalizar as transferências.

O novo presidente do Benfica tem ainda a ‘vantagem’ da experiência de balneário, numa altura em que a equipa orientada por Jorge Jesus já aponta aos jogos da terceira pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões e ao arranque do campeonato.

“Rui Costa é o homem certo nesta fase que poderá ser primordial para a época do Benfica. É aquele que mais conhecimentos tem para poder planear e preparar essa época”, começou por referir Diamantino Miranda, em comentário na CMTV.

No entanto, Rui Costa teve de ‘queimar etapas’. Apontado como provável sucessor de Vieira a breve prazo, o vice-presidente assume a liderança do Benfica numa altura em que muitos ex-dirigentes e outras figuras emblemáticas do clube vêm a público pedir ou exigir a realização de eleições antecipadas.

“Agora, não vai ser uma vida fácil”, acrescentou Diamantino: “Nem para Rui Costa, nem para os restantes elementos desta Direção, por muita boa vontade e por muito amor que tenham ao clube”.

Para muitos adeptos, Rui Costa e os restantes elementos da Direção do clube e da administração da SAD partem para este período pós-Vieira debaixo do ónus de terem sido coniventes com os atos que são imputados pela investigação do Ministério Público a Luís Filipe Vieira, nada fazendo para os travar, alertou o ex-capitão.

 “Há muita gente que pensa que podem também ser responsáveis por tudo o que aconteceu e está a acontecer. Responsáveis porque estavam lá, viam o que estava a acontecer e nada faziam. É uma opção”, sustentou.

Em alternativa, continuou Diamantino, foram negligentes, uma vez que não tinham qualquer conhecimento dos atos que o Ministério Público considera suspeitos e que estão na origem da investigação Cartão Vermelho: “Outra leitura é que as coisas iam acontecendo e não deram por nada, o que também é grave”.

“É contra estes pensamentos que Rui Costa e a Direção terão que trabalhar”, complementou Diamantino Miranda, confiante que o Benfica irá em breve ter eleições: “A história democrática do Benfica leva-me a pensar que o melhor será a realização de eleições. As pessoas da Direção estão conscientes do momento e estarão dispostas a que isso venha a acontecer no mais breve prazo possível”.