O Benfica pode entrar em Alvalade já campeão nacional ou poderá sair do reduto verde e branco com a conquista do título matematicamente garantida. No campo das possibilidades existe ainda a hipótese de tudo ficar adiado para a última e derradeira jornada quando o Benfica, na Luz, receber o Santa Clara.
Se o Benfica entrar campeão em Alvalade ou sair do estádio leonino campeão, Fernando Mendes avisa os benfiquistas que podem esquecer a ideia de que o Sporting fará uma guarda de honra aos campeões, lembrando que esse tipo de prática é algo comum acontecer "na tropa".
"Esqueçam a guarda de honra. Guarda de honra é na tropa", afirmou o antigo jogador de futebol, que representou Benfica, Sporting, FC Porto, Boavista e Belenenses, entre outros.
"Na tropa é que se faz guarda de honra. Na tropa é que se faz guarda de honra", insistiu Fernando Mendes, em declarações na CMTV, onde o tema foi abordado a propósito da possibilidade de as águias conquistarem o título antes ou depois do jogo contra o Sporting.
De resto, a este respeito, Rúben Amorim, treinador leonino, já deixou claro que o Sporting não estará alinhado nessa ideia de receber o Benfica com qualquer tipo de homenagem.
O reinador do Sporting explicou que não é uma tradição em Portugal fazer guarda de honra ao campeão quando alguma equipa se sagra campeã nacional.
Aliás, Rúben Amorim lembrou até que tal não aconteceu da última vez que a equipa de Alvalade venceu o título, em 2021. "Em relação à guarda de honra, já falámos em querer o Benfica na máxima força, tal como já quis o FC Porto na máxima força... Não há tradição de haver guarda de honra", explicou Rúben Amorim, em declarações aos jornalistas.
"Vamos retribuir o gesto do Benfica"
O técnico verde e branco aproveitou até para lembrar que quando o Sporting foi campeão acabou por se deslocar já com o título na mão à Luz e o Benfica não alinhou em guarda de honra.
"Obviamente que vamos retribuir o gesto do Benfica de há dois anos, que é não fazer guarda de honra", explicou Rúben Amorim, finalizando a sua ideia a respeito deste assunto.
O Benfica desloca-se a Alvalade no próximo domingo. O encontro começa às 20h30, sendo que o FC Porto desloca-se a Famalicão, no sábado, num jogo que começa às 20h30, no Municipal de Famalicão.