Portugal
Rui Vitória antevê luta "terrível" pelo título
2020-05-29 12:40:00
Ex-técnico nota que Benfica poderá ter beneficiado com paragem mas vê jogadores do FC Porto "prontíssimos"

Rui Vitória admite que o Benfica poderá ter tido uma ligeira vantagem com a paragem do campeonato motivada pela covid-19. 

"Um ou outro jogador que estava lesionado, um ou outro que estava a regressar de lesão, numa ou outra posição como o Gabriel, o André Almeida" podem agora regressar.

Em declarações à Antena 1, o ex-técnico encarnado lembra, por exemplo também, que com a paragem foi dado "mais tempo ao Dyego Sousa" e "deu para dar descanço aos centrais".

Em todo o caso, Rui Vitória sustenta que o FC Porto pareceu-lhe "muito focado neste período e os jogadores com uma mensagem de que estão prontíssimos para a competição".

"Acho que vão ser pequenos pormenores e detalhes a fazerem a diferença", vaticinou o técnico que conduziu o Benfica há conquista de vários títulos de campeão nacional.

O técnico entende que será a "capacidade e disponibilidade" das equipas que "será determinante" no resultado final do campeonato, não esquecendo "a gestão da equipa".

"Os detalhes vão ser fundamentais", disse, lembrando que a luta será quase como os presos que fazem os riscos nas paredes a contar os dias para a saída.

"Cada ponto perdido terá um peso determinante", antevê Rui Vitória, que sublinha ainda, nas declarações à rádio pública, que para se ter sucesso, os clubês "têm de ter jogadores e estruturas que percebam o que é competir" em ciclos curtos nesta ponta final.

"A luta do ponto será terrível" para o título, avisou o antigo técnico dos encarnados.

Quanto à questão de jogar sem público, Vitória lembra que já teve "essa experiência na Arábia Saudita".

"Parece um jogo de preparação. A preparação mental é diferente mas é igual para toda a gente".

Em todo o caso, Rui Vitória apela a que seja definida uma data final para a conclusão de todos os campeonatos.

"A FIFA e a UEFA deviam ser muito claras sobre uma data que não se devia prolongar. Depois chegam as transferências... deviam dizer 'opá se conseguem terminar o campeonato até 1 de agosto, ok'... [uma data] que fosse igual para todos os continentes."

Nesta entrevista, Rui Vitória admitiu ainda que não pensa regressar ao futebol nacional. "No futuro, sim", concluiu.