Portugal
Na frente tudo decidido, emoções no fundo da classificação
2021-05-16 08:35:00
Primeiros lugares do campeonato estão fechados, resta a luta pela manutenção e algumas vagas europeias

O FC Porto confirmou hoje o acesso direto à Liga dos Campeões da próxima época, deixando nas pré-eliminatórias o Benfica, que acabou com a invencibilidade do campeão Sporting, na 33.ª e penúltima jornada da I Liga de futebol.

O FC Porto venceu, em Vila do Conde, por 3-0, o Rio Ave, que vai para a última ronda em perigo de despromoção, enquanto o Benfica ganhou na Luz o dérbi lisboeta, por 4-3, pondo fim a uma série de 32 jogos sem derrotas dos ‘leões’ de Rúben Amorim.

Na outra ponta da tabela, Boavista e Farense alcançaram ambos triunfos por 1-0 sobre Portimonense e Tondela, respetivamente, e mantiveram a esperança que continuar a competir no primeiro escalão na próxima temporada, colocando o Nacional, último classificado, em posição de garantir a manutenção apenas através do ‘pla-yoff’ com o terceiro posicionado da II Liga.

Já com conhecimento do triunfo do Benfica sobre o Sporting, que deixou os ‘encarnados’ provisoriamente a apenas um ponto, o FC Porto confirmou o segundo lugar em Vila do Conde, com os golos da vitória a aparecerem todos na segunda parte, através do espanhol Toni Martínez, aos 56 minutos, do colombiano Luis Díaz, aos 59, e de Sérgio Oliveira, aos 68.

A formação comandada por Sérgio Conceição assegurou o segundo lugar final na I Liga, ao somar 77 pontos, mais quatro do que o Benfica, terceiro, que pela segunda temporada seguida vai disputar as pré-eliminatórias da 'Champions'.

Com a terceira derrota seguida e o 11.º jogo sem vencer, o Rio Ave 'caiu' para o 16.º lugar – posição de ‘play-off’ com o terceiro classificado da II Liga –, com os mesmos 31 pontos do Farense, 17.º, e menos dois do que o Boavista, primeira equipa acima da zona de despromoção.

No Estádio da Luz, o Benfica impôs a primeira derrota ao Sporting na edição 2020/21 do campeonato, num encontro em que a equipa de Jorge Jesus ‘cheirou’ por duas vezes a goleada, com vantagens de 3-0 e depois 4-1 durante a partida.

O suíço Seferovic, aos 12 e 49 minutos, este último na conversão de uma grande penalidade, Pizzi, aos 29, e o brasileiro Lucas Veríssimo, aos 37, marcaram os golos dos ‘encarnados’, enquanto Pedro Gonçalves, aos 45+1 e 77, o segundo de penálti, e Nuno Santos, aos 62, assinaram os tentos dos ‘leões’.

Com dois golos cada no dérbi, Seferovic e Pedro Gonçalves continuam empatados na liderança da lista de melhores marcadores, com 20, e vão decidir tudo na última ronda.

No Estádio do Bessa, no Porto, o defesa equatoriano Jackson Porozo deu a vitória ao Boavista, com um golo aos 71 minutos, marcando o regresso dos ‘axadrezados’ aos triunfos, após seis jogos sem vencer, enquanto o Portimonense, que continua a um ponto da manutenção, somou o terceiro desaire seguido.

Em Faro, o escocês Ryan Gauld marcou o golo do triunfo do Farense, aos 79 minutos, na conversão de uma grande penalidade.