Portugal
"Na Direção do Sporting houve gente com pena que não houvesse festa do Benfica"
2023-05-24 09:50:00
"Eles gostam muito de se armar em cavalheiros e que têm superioridade moral", destaca diretor de conteúdos do FC Porto

O Benfica está perto de conquistar o 38.º título de campeão e a festa poderá ser feita no sábado, no Estádio da Luz, na receção ao Santa Clara. O FC Porto ainda espera por um deslize das águias e, à mesma hora, recebe no Estádio do Dragão o Vitória de Guimarães. A decisão da entrega do título ficou adiada para a última jornada, uma vez que o Benfica não saiu vencedor de Alvalade no duelo contra o Sporting. E o FC Porto venceu em Famalicão.

Augusto Inácio, antigo treinador, jogador e dirigente dos leões, admitiu que não gostaria de ver Alvalade a servir de "salão de festas" do rival. "O salão das festas é o Estádio da Luz, não se chama Estádio de Alvalade", disse Inácio. Mas há quem acredite, no FC Porto, que na Direção verde e branca existiam personalidades que até queriam que a festa do Benfica tivesse sido feita no reduto verde e branco.

"Genuinamente eu acho que houve na Direção do Sporting gente que teve pena que não houvesse festa do Benfica porque, pronto, devem achar que é um espetáculo bonito, e depois, se calhar, até se poderiam colocar numa posição moralista a dizer 'vejam lá como nós abrimos as portas, somos uns cavalheiros', porque eles gostam muito de se armar em cavalheiros e que têm superioridade moral", afirmou Diogo Faria, diretor de Conteúdos do FC Porto.

Para este diretor portista, "o presidente do Sporting coloca-se numa posição subalterna em relação ao presidente do Benfica" e lembra a forma como Varandas costuma comportar-se com Rui Costa.

"É mais difícil entrar com cachecol da Juve Leo do que com um do Benfica em Alvalade"

Diogo Faria falava em declarações no programa Universo Porto da Bancada, no Porto Canal, onde Francisco J. Marques, diretor de Comunicação e Informação dos dragões, deixou também considerações a respeito das decisões da Direção de Varandas, nomeadamente em relação à forma como adeptos do Benfica acederam ao Estádio de Alvalade.

"O Sporting acha que os adeptos do Benfica podem ir vestidos com os adereços do Benfica. Não acha é que seja permitido os adeptos do Sporting levarem as coisas do Sporting. Porque eles com cachecóis da Juve Leo não conseguem entrar, aquilo é muito difícil", referiu Francisco J. Marques.

Em conclusão, para o responsável portista "é mais difícil entrar com cachecol da Juve Leo do que com um cachecol do Benfica no Estádio José Alvalade, o que é espetacular".

"É alvo a abater pelo FC Porto pela coragem que teve em dar uma conferência no Dragão em clima de alta intimidação"

Em defesa de Varandas, recorde-se, André Pinotes Batista, deputado e conhecido adepto leonino, já tinha antecipado ataques portistas ao presidente dos leões.

No entendimento de Pinotes Batista, Frederico Varandas "é alvo a abater pelo FC Porto pela coragem que teve em dar uma conferência no Dragão em clima de alta intimidação".

O deputado deixou no ar ainda algumas interrogações sobre aquilo que desejariam que fosse feito pelo presidente dos leões. "Era suposto o quê? O Varandas insultar o Rui Costa?"