O antigo internacional português associou hoje a saída de Vinícius do Benfica ao interesse do clube da Luz em Edinson Cavani. A proposta pelo uruguaio acabou por ser rejeitada e as negociações terminam – o jogador viria a rumar ao Manchester United. Mas, segundo Maniche, este dossier precipitou a saída do melhor marcador da I Liga, na época passada.
“Em relação ao Vinícius, há algo que tenho de pôr na equação. Na ânsia de contratar Cavani, tinham de dispensar Vinícius, que seria a segunda opção”, afirmou o jogador, no canal 11, onde esteve em debate, precisamente, essa decisão de Luís Filipe Vieira
O objetivo da direção do Benfica, segundo analisa Maniche, seria o avançado brasileiro “fazer uma boa época no Tottenham”, o que permitiria aos encarnados “ter um retorno financeiro de que tanto precisam”. Acresce que, com Cavani no plantel, Vinícius não seria titular e faria parte de um plantel onde estava ainda Seferovic.
Maniche não compreende esta opção, até porque o Benfica perdeu um jogador que estava adaptado à realidade portuguesa, ao campeonato nacional e a um sistema tático que não sofreu grandes alterações. “Eu jamais dispensaria o melhor marcador da nossa liga... Ainda por cima Vinícius conhece o campeonato português como ninguém, já conhecia o Benfica e o sistema tático”, observou o ex-jogador.
E há mais um argumento que torna a dispensa do goleador incongruente: Jorge Jesus gosta de pontas de lança com as caraterísticas do brasileiro. Maniche compara-o com um internacional paraguaio que deixou marca na Luz. “Cardozo – não direi que são iguais, mas são parecidos – andava mal ou corria torto, mas punha a bola lá dentro. E Vinícius é a mesma coisa”, acrescentou.
“A má gestão, na planificação do Benfica, leva a que o Vinícius fosse para o Tottenham”, complementa o antigo internacional português, que compreende o ponto de vista do jogador. “De certeza que Vinícius teria noção de que, no clube londrino, seria a segunda opção, mas pensou certamente que estava num clube melhor do que o Benfica”, sustenta Maniche, lembrando que “o fator financeiro” ajudou a tomar uma decisão destas.
“Vinícius teria de ter noção de que, no Tottenham, iria ter muitas dificuldades em jogar. Mas não sabemos como foi essa situação, de empurrá-lo, para, numa futura venda, o Benfica ter retorno financeiro”, conclui o ex-jogador.
E precisamente Vinícius é o nome mais falado entre os adeptos do Benfica, sobretudo depois do elevado número de oportunidades falhadas pelos avançados e após a declaração de Jorge Jesus, que apontou como causa para os maus resultados a ausência de jogadores que façam golos.
Também Pedro Henriques, ex-jogador do Benfica, criticou a saída de Vinícius do plantel. O ex-futebolista do Benfica não compreende esta saída e considera que a direção de Luís Filipe Vieira deveria prestar esclarecimentos sobre esta matéria.