Portugal
"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e as companhias"
2022-10-06 16:30:00
"Há clubes que mantinham com o Conselho de Disciplina uma excelente relação e agora pedem a extinção", diz Oliveira

O Benfica pediu a extinção do atual Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol na sequência do castigo que foi aplicado ao jogador Henrique Araújo, por palavras prestadas pelo ponta de lança das águias na última época após um jogo da II Liga em Vila do Conde diante do Rio Ave. Na altura, Henrique Araújo mostrou-se muito crítico em relação ao trabalho dos árbitros nos jogos do Benfica.

No entendimento das águias, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol não tem margem para continuar o trabalho que vem desenvolvendo e, por isso, pediram que seja extinto, algo que já mereceu interpretações por parte de especialistas em direito do desportivo, que indicam que caberá ao Governo tal decisão. 

"O Benfica terá de tentar convencer o Governo da bondade da sua proposta", disse Alexandre Mestre, jurista, especialista em direito desportivo, e antigo secretário de Estado do Desporto.

Sobre este tema, António Oliveira, antigo treinador da Seleção Nacional e do FC Porto, nota que há uma mudança de paradigma em alguns clubes.

"Afinal há clubes que mantinham com o Conselho de Disciplina uma excelente relação e agora pedem a sua extinção", afirmou António Oliveira, certo de que, por vezes, se mudam "vontades" e até mesmo "companhias".

"Quando se é vítima de alguma injustiça, sentindo na pele essa contrariedade, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e as companhias", salientou o antigo treinador da equipa nacional e dos dragões, confesso adepto portista.

Por outro lado, António Oliveira referiu ainda, em artigo de opinião que assina nas páginas do jornal A Bola, que "o melhor para todos é que as decisões sejam acertadas".

Para o Benfica, recorde-se, o tempo deste Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol está esgotado. As águias entendem que "está na altura de acabar com um órgão que desprestigia o futebol".

Após as críticas do Benfica, o Conselho de Disciplina emitiu um comunicado a falar de "desinformação" no caso do castigo e multa aplicada ao ponta de lança Henrique Araújo.

"A multa de 64.770 euros não foi aplicada como consequência das declarações do jogador, foi aplicada ao clube pelo concurso de 6 (seis) infrações disciplinares e resultou da apensação de 5 (cinco) processos disciplinares", explicou o órgão federativo, realçando ainda o que levou ao castigo de Henrique Araújo.

"Foi sancionado com um jogo de suspensão e 535 euros de multa por declarações prestadas", justificou o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.