Ainda na ressaca do Campeonato do Mundo, em Portugal, já se começa a pensar na corrida ao Campeonato da Europa de 2024 e existem, nesta altura, duas grandes dúvidas relativamente ao elenco que é saber se Cristiano Ronaldo continuará a fazer parte dos convocados e se Fernando Santos permanence no cargo de selecionador nacional.
O capitão da turma das quinas já avisou que quer continuar entre os eleitos de Portugal e, antes mesmo do arranque do Campeonato do Mundo se 'convocou' para o Euro de 2024, sendo que também Fernando Santos tem contrato com a Federação Portuguesa de Futebol, ainda que alguns ex-jogadores entendam que caberá a Fernando Gomes, presidente da Federação, resolver o eventual distanciamento entre Cristiano Ronaldo e Fernando Santos.
Para Maniche, antigo internacional português, figura lusa no Euro 2004 e no Mundial de 2006, por exemplo, a Federação Portuguesa de Futebol deveria partir para um outro rumo no comando técnico da turma principal das quinas. E Maniche tem um nome que gostaria de ver no cargo.
"José Mourinho é um treinador que, para mim, fazia todo o sentido para o cargo, por tudo aquilo que já conquistou, e por tudo aquilo que ele tem estado a conquistar", atirou Maniche, que foi treinado pelo 'Special One' em vários clubes, tendo alcançado a glória no futebol quando foi treinado pelo setubalense.
"Ganhou títulos em todos os clubes que passou e falta-lhe a Seleção"
Para sustentar a sua ideia de que Portugal deveria contratar o atual técnico da AS Roma, o antigo internacional Maniche destaca que José Mourinho é um treinador experimentado ao mais alto nível no futebol.
"Já esteve nos melhores clubes do mundo, ganhou títulos em todos os clubes que passou e falta-lhe a Seleção", sublinhou o antigo centrocampista da Seleção Nacional.
Maniche disse ainda que José Mourinho "é um treinador experiente e preparadíssimo para as dificuldades, porque é um conhecedor do nosso futebol e do futebol além fronteiras".
Na Renascença, o antigo internacional português declarou ainda que José Mourinho é um treinador "inteligente e sabe lidar com jovens".
A este respeito, Maniche defende que o setubalense "já se adaptou a esta geração, e provou-o ao conseguir um título na AS Roma, o que já não acontecia há alguns anos".
"E acho que reunia consenso para ser selecionador", concluiu Maniche, certo de que a aposta no treinador José Mourinho encaixaria nos objetivos da Seleção Nacional.
Para já, o orgão federativo mantém-se em silêncio relativamente ao futuro da Seleção Nacional, até porque Fernando Santos tem contrato com a FPF.