O ex-futebolista Fernando Mendes diz que José Mourinho fala “o que quer e manda os outros calar” porque tem “estatuto” no futebol internacional.
De acordo com o antigo jogador de futebol, o técnico do Benfica tem uma posição que lhe permite fazer algumas coisas sem que seja travado.
Assim, para Fernando Mendes, “Mourinho faz o que quer, fala quando quer, diz o que quer e manda os outros calar”. “E é assim”, resumiu Fernando Mendes.
Por outro lado, o antigo jogador e agora comentador deixou reparos à forma como se deu a saída de Bruno Lage.
Ou seja, Bruno Lage era um porta-voz do Benfica e acabou “cozinhado”, segundo realçou o ex-futebolista Fernando Mendes.
Mourinho manda outros calar por ter estatuto?
“Acabava os jogos e era ele que ia dar a cara”, recordou Fernando Mendes, que falava em declarações na CMTV.
“Cada vez mais me convenço”, acrescentou Fernando Mendes. “Isto já estava a ser cozinhado há muito tempo e o Bruno Lage foi embalado. Isto já andava Mourinho a ser prometido”, finalizou Fernando Mendes.

Por outro lado, recorde-se que a forma como o Benfica comunica para fora já mereceu reparos entre benfiquistas.
“Isto já estava a ser cozinhado há muito tempo e o Bruno Lage foi embalado. Isto já andava Mourinho a ser prometido”
Por exemplo, o antigo vice-presidente das águias lamentou que Mourinho esteja a funcionar como porta-voz encarnado. “Parece que não temos departamento de comunicação no Benfica. Estamos na mesma”, disse José Manuel Antunes, ex-vice-presidente do clube da Luz. Isto a repeito da forma como os treinadores do Benfica enfrentam o espaço mediático e o contexto do futebol.
Mourinho: Um regresso a casa 25 anos depois
José Mourinho assinou pelo Benfica a 18 de setembro de 2025, substituindo Bruno Lage. A administração das águias afastou o ex-treinador encarnado após uma derrota na Liga dos Campeões.
Assim, José Mourinho tem um contrato que é válido até o final da temporada 2026/27, mas inclui uma cláusula de rescisão antecipada no final da época 2025/26, caso o clube ou o próprio Mourinho o desejem.
O ‘Special One’ chegou num momento conturbado, com o Benfica na 6.ª posição da Liga portuguesa e após uma derrota na estreia da Champions League.
Na sua apresentação, o técnico José Mourinho prometeu “viver para o Benfica” e mostrou-se extremamente focado na missão, desvinculando-se da sua primeira e breve passagem pelo clube há 25 anos atrás com Vale e Azevedo.
