Faleceu hoje Fernando Gomes, histórico avançado do FC Porto e da Seleção Nacional, aos 66 anos de idade. O bibota de ouro foi vítima de doença prolongada.
Gomes, que também registou uma passagem de sucesso pelo Sporting, foi vítima de doença prolongada. Desde outubro de 2019 que o goleador lutava contra um cancro do pâncreas.
O histórico avançado dos dragões, campeão europeu em 1987, esteve recentemente hospitalizado, devido a um AVC.
Fernando Gomes entrou para a história do FC Porto com as duas Botas de Ouro, em 1983 e 1985, troféu que distingue o melhor marcador dos campeonatos europeus.
"O FC Porto está de luto pela perda de uma das maiores figuras da sua história e endereça as mais sentidas condolências à família, aos amigos e a todos os admiradores de Fernando Gomes", assinalaram os dragões, em comunicado oficial.
Ver esta publicação no Instagram
O 'bibota' representou o FC Porto entre 1974 e 1989, com uma passagem pelo Sporting Gijón entre 1980 e 1982. Em 1989, Gomes assinou pelo Sporting, que representou por duas temporadas.
Com a camisola da Seleção Nacional, o avançado disputou o Mundial 1986 e o Europeu 1984. Foram 48 jogos por Portugal, com 13 golos marcados.
Terminada a carreira de jogador, Fernando Gomes desempenhou funções no clube e na SAD portista. Seis vezes o melhor marcardor do campeonato, o 'bibota' é o maior goleador de sempre na história do FC Porto.