Benfica e FC Porto protagonizam o primeiro clássico da temporada, dia 9 de agosto, no Estádio Municipal de Aveiro, e Nuno Lobo, antigo candidato à presidência dos azuis e brancos teme movimentações "nos túneis" que possam colocar em perigo uma eventual vitória. Ainda assim, a confiança é tanta em Sérgio Conceição que o ex-candidato à presidência portista acredita que o troféu seguirá mais para norte do que para sul, após o apito final do árbitro no encontro.
"A uma semana da final da Supertaça Cândido de Oliveira, máxima confiança em Sérgio Conceição", começou por destacar Nuno Lobo, em mensagens deixadas nas redes sociais, onde apontou para as dificuldades do FC Porto em montar o plantel tendo em vista a nova temporada.
"Novamente parcos recursos, mas sob a sua batuta, o FC Porto em condições normais ganha, e mesmo com a forte possibilidade de condições anormais - intervenção espíritual e hipotéticas ameaças nos túneis - o FC Porto irá ganhar", vaticina Nuno Lobo.
Vitória significa troféu e avanço no campo moral para o que aí vem
O FC Porto chegará a Aveiro na condição de equipa vencedora do troféu da Taça de Portugal, depois de ter batido o SC Braga no Estádio do Jamor.
Quanto ao Benfica viajará para a 'Veneza' de Portugal na condição de campeão em título. Os encarnados, liderados por Roger Schmidt, bateram toda a concorrência na época passada e levaram para o Museu Cosme Damião, em Lisboa, o título mais ambicionado por todas as equipas nacionais a cada época desportiva.
Agora, Benfica e FC Porto medem forças para que se possa perceber, desse modo, qual dos candidatos ao título parte na frente no capítulo moral. É que, ainda que a Supertaça Cândido de Oliveira seja um troféu autónomo, a verdade é que muitos analistas esperam que o jogo sirva para que Benfica ou FC Porto tomem posições no aspeto psicológico no que respeita ao campeonato, que irá arrancar depois.
Apesar de a vitória na Supertaça Cândido de Oliveira não representar, por si, uma vitória final nas contas do título, logicamente, certo é que quem vencer o troféu, em Aveiro, sai da cidade dos canais com uma via de navegação mais confiante para a temporada 2023/2024.
O FC Porto tem, para já, garantidos os reforços espanhóis Fran Navarro, ex-Gil Vicente, que chega para o ataque azul e branco, juntando-se também o espanhol Nico González, contratado ao FC Barcelona.
Do lado do Benfica, Roger Schmidt conta com Di María, ex-Juventus, Orkun Kökçü, ex-Feyenoord e Jurásek, em Slávia de Praga, que tenta fazer esquecer Grimaldo.