Portugal
Marques acusa SportTV de “manipulação” de imagens e de “endrominar” analistas
Redação
2021-04-07 09:50:00
Diretor de Comunicação do FC Porto divulga imagens de um lance de Feddal, no jogo Moreirense-Sporting

Francisco J. Marques lançou um ataque à SportTV, nesta terça-feira, acusando o canal de “endrominar” os analistas de arbitragem, que analisam as imagens. Em causa, um lance que envolve o defesa do Sporting, Feddal, dentro da área, que, de acordo com o diretor de Comunicação do FC Porto, foi mal interpretado naquele canal, em virtude de uma “manipulação de imagens inaceitável. 

Divulgando o lance em causa, com duas perspetivas, Francisco J. Marques entende que existe má-fé na análise a uma alegada falta dentro da área. Numa jogada de ataque do Moreirense, o defesa do Sporting pisa Waltersonavançado do conjunto de Moreira de Cónegos, mas o analista centra a sua observação na colocação do corpo do brasileiro de 26 anos, que parece tentar ganhar posição para provocar o contacto de Feddal. 

O diretor de Comunicação do FC Porto publica essa mesma análise da jogada, partilhando um vídeo da SportTV, legendando-o. “Esta foi a análise falsa como judas do analista de arbitragem Rui Rodrigues no final do Moreirense-Sporting, numa manipulação de imagens inaceitável e que conseguiu contaminar a maioria das análises”, escreveu Francisco J. Marques. 

Depois, o mesmo responsável portista recorre a imagens do mesmo operador, mas editadas pelo Porto Canal, onde se mostra, segundo Marques, “o pisão de Feddal”. Para Francisco J. Marques, houve uma “manipulação” e má-fé. 

Este vídeo mostra a realidade, mostra o pisão de Feddal. Porque será que nas imagens mostradas no Juízo Final foi omitido o ângulo que permitia o esclarecimento do lance? Ficam mal na fotografia os analistas que se deixaram endrominar pela Sport TV”, escreve ainda. 

Foi o segundo capítulo desta crítica de Francisco J. Marques, que antes, no programa Porto Universo da Bancada, no Porto Canal, recorrera a esta mesma jogada, no Moreirense-Sporting, para apontar o dedo à estação televisiva que detém o exclusivo da transmissão de jogos da I Liga. Extremamente duro nas palavras, o responsável falou em “vergonha” e “vigarice inaceitável”, apontando que esta análise à suposta grande penalidade resulta de “uma das maiores manipulações a que assistimos na televisão nos últimos tempos.

O jogo entre Sporting e Moreirense, disputado em Moreira de Cónegos e que terminou empatado (1-1) ficou marcado por diversos lances de análise difícil, em particular o golo anulado ao Sporting, com Pedro Gonçalves a ser apanhado em fora de jogo por dois centímetros.  

Os leões adiantaram-se no marcador, por intermédio de Paulinho, numa estreia a marcar com a camisola verde e branca, mas, perto do fimo protagonista do lance com Feddal impediu a vitória do líder. Walterson rematou certeiro e repôs a igualdade, o que permitiu a FC Porto, Benfica e SC Braga aproximarem-se do Sporting, que tem agora uma vantagem de quatro pontos relativamente aos dragões. 

A próxima jornada traz questões interessantes para esclarecer. Como irá o Sporting reagir a este mau resultado, numa fase decisiva da época? E o que esperar da equipa de Sérgio Conceição, ainda envolvida na Liga dos Campeões e que defronta duas vezes o Chelsea numa semana? E na luta pelo terceiro lugar? Confirmará o Benfica o bom momento, ou será o SC Braga capaz de ‘resgatar’ o terceiro lugar?

Já na luta pela manutenção, as equipas classificadas na segunda metade da tabela estão separadas por apenas sete pontos. O Famalicão dá sinais de retoma e o Rio Ave tenta a quarta vitória consecutiva. Muitas dúvidas para esclarecer e muito futebol para ver no próximo fim de semana.

Veja aqui o programa da 26.ª jornada da Liga, que arranca já na sexta-feira, com o Portimonense-Vitória e a estreia de Bino no comando técnico dos minhotos.