Portugal
Marítimo vence Tondela com 'bis' de Rodrigo Pinho
2020-09-26 18:55:00
O avançado brasileiro decidiu o jogo com golos aos 34 e 45 minutos

O Marítimo impôs-se hoje na receção ao Tondela por 2-1, conquistando a primeira vitória na I liga portuguesa de futebol, com direito a ‘bis’ de Rodrigo Pinho, apesar de ter jogador desde os 41 minutos em inferioridade numérica.

O avançado Rodrigo Pinho foi a figura de destaque no embate da segunda jornada, ao apontar, aos 34 e 45 minutos, os dois golos da formação da casa, que viu Fábio China ser expulso aos 41, pouco antes de Pedro Augusto marcar o golo solitário dos beirões, aos 43.

O conjunto maritimista dominou a primeira metade do encontro, orquestrando as primeiras situações de perigo. Logo aos 10 minutos, Rodrigo Pinho ameaçou a baliza defendida pelo senegalês Niasse, mas o remate, cruzado, saiu ao lado.

Se na primeira tentativa errou o alvo, à segunda fez ‘balançar as redes’, mas em posição irregular: Rodrigo Pinho viu o golo anulado, por fora de jogo, aos 18 minutos.

Rafael Barbosa, um dos reforços da equipa de Pako Ayestarán, protagonizou a primeira situação de perigo dos visitantes à passagem do minuto 30, através de um remate que acabou por falhar a baliza adversária.

O primeiro golo da partida surgiu quatro minutos depois, da autoria de Rodrigo Pinho, que, servido por Fábio China, no flanco esquerdo, mostrou querer repetir a proeza do ano anterior e voltar a ser o melhor marcador da equipa insular.

A festa madeirense tinha os minutos contados, pois o lateral esquerdo Fábio China, viu o cartão vermelho direto aos 41, após travar em falta Rafael Barbosa, à entrada da grande área.

No livre, assumido por Ricardo Alves, Amir defendeu no primeiro momento, mas, na recarga, Pedro Augusto, igualou o marcador, os 43 minutos.

Quando tudo parecia ter-se complicado, o Marítimo respondeu da melhor maneira. Rodrigo Pinho ‘bateu o pé’ ao Tondela e lançou os madeirenses, novamente, para a frente do marcador, em cima do intervalo.

Na segunda metade da partida, o Tondela subiu as linhas e procurou alterar o resultado. Aos 58 minutos, Rafael Barbosa, encontrou um adversário inesperado, ao acertar no poste da baliza defendida pelo iraniano Amir.

Os beirões instalaram-se no meio campo ‘verde rubro’, mas a formação de Lito Vidigal, que estreou três reforços no encontro (Cláudio Winck, Jean Irmer e Marcelo Hermes), soube sofrer até ao último minuto, defendendo o resultado com ‘unhas e dentes’.

Jogo no Estádio do Marítimo, no Funchal.

Marítimo – Tondela, 2-1

Ao intervalo: 2-1.

Marcadores:

1-0, Rodrigo Pinho, 34 minutos.

1-1, Pedro Augusto, 43.

2-1, Rodrigo Pinho, 45.

 

Equipas:

- Marítimo: Amir, Cláudio Winck, Zainadine, René Santos, Fábio China, Nanu, Jean Irmer (Pelágio, 90+7), Getterson (Correa, 90+7), Jean Cléber (Marcelo Hermes, 44) Edgar Costa (Kerkez, 76) e Rodrigo Pinho (Joel, 90+7).

(Suplentes: Charles, Rafik Guitane, Correa, Diego Moreno, Kerkez, Milson, Pelágio, Marcelo Hermes e Joel Tagueu).

Treinador: Lito Vidigal.

- Tondela: Niasse, Bebeto (Jhon Murillo, 67), Yohan Tavares, Ricardo Alves, Filipe Ferreira (João Mendes, 46), Salvador Agra, João Pedro, Jaume, Pedro Augusto, Rafael Barbosa (Telmo Arcanjo, 79) e Strkalj (Ruben Fonseca, 77).

(Suplentes: Trigueira, Jota, Jaquité, Ruben Fonseca, Jhon Murillo, João Mendes, Tiago e M. N. Khacef).

Treinador: Pako Ayestarán.

 

Árbitro: André Narciso (Setúbal).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Jean Irmer (27), Bebeto (46), João Pedro (60), Marcelo Hermes (66), Edgar Costa (67) e Cláudio Winck (85). Cartão vermelho direto para Fábio China (41).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de Covid-19