Portugal
Marítimo vence Salgueiros e vai defrontar Sporting na Taça de Portugal
2020-12-23 14:00:00
Jogo teve de ir a prolongamento

O Marítimo, da I Liga, garantiu hoje a presença nos 'oitavos' da Taça de Portugal, ao vencer o Salgueiros, do Campeonato de Portugal, por 2-1, com Rodrigo Pinho a garantir a permanência na prova nos instantes finais do prolongamento.

As diferenças de escalão não foram percetíveis, no encontro da quarta eliminatória da ‘prova rainha’, que colocou frente a frente Marítimo e Salgueiros, pela falta de brio que se apresentou a equipa primodivisionária, em contraste com a determinação do conjunto do Campeonato de Portugal.

A história poderia ter tido outro desfecho não fosse o ‘bis’ de Rodrigo Pinho, melhor marcador dos ‘verde rubros’, que saltou do banco no reatamento da partida disputada na Ribeira Brava, para assegurar a continuidade dos madeirenses.

O Marítimo entrou melhor no encontro, com Joel, no espaço de cinco minutos a ameaçar desbloquear o marcador em duas situações distintas, com a primeira a acertar no ferro da baliza nortenha, na sequência de um livre cobrado por Correa, aos 19, seguindo-se uma assistência de China pela esquerda com Bruno Pinto a segurar o nulo. 

O Salgueiros soube sofrer e mostrou ser mais eficaz que a equipa da casa, ao inaugurar o marcador, por intermédio de Braga, aos 43, após a cobrança de um canto.

Em cima do descanso, Gonçalo Duarte, que tem representado a formação de sub-23 e mereceu a confiança de Milton Mendes, teve nos pés a oportunidade de igualar o resultado, não fosse um momento de inspiração de Bruno Pinto a afastar o perigo.

No reatamento, Milton Mendes apostou na entrada de Rodrigo Pinho, melhor marcador do conjunto ‘verde rubro’, e o avançado brasileiro não demorou a causar calafrios à defesa do Salgueiros, com um remate de meia distância a sair acima do pretendido.

O nervosismo dos madeirenses era visível nos instantes finais do tempo regulamentar, com os visitantes a dispor de mais oportunidades que a equipa da I Liga, mas o golo da igualdade acabou por surgir um pouco contra a corrente do jogo, num cruzamento de Edgar Costa, Joel colocou a jeito para Rodrigo Pinho resgatar a igualdade e a hipótese de seguir para prolongamento.

Tudo se encaminhava para que a decisão chegasse através das grandes penalidades, até que, num momento de inspiração daquele que tem sido a figura do Marítimo, assegurou a presença dos ‘verde rubros’ na etapa seguinte da Taça da Portugal através de um majestoso remate em arco.

Rodrigo Pinho não deu hipóteses de defesa a Bruno Pinto, colorindo uma prestação ‘cinzenta’ da formação da casa a dois minutos do fim do prolongamento.

Sporting é o adversário que o Marítimo irá enfrentar para os oitavos de final da Taça de Portugal, na condição de anfitrião, em partida agendada para 13 de janeiro de 2021.

 

Centro Desportivo da Madeira, na Ribeira Brava.

Marítimo - Salgueiros, 2-1. (após prolongamento)

Ao intervalo: 0-1.

No final do tempo regulamentar: 1-1.

No final da primeira parte do prolongamento: 1-1.

 

Marcadores:

1-0, Braga, 43 minutos.

1-1, Rodrigo Pinho, 88.

2-1, Rodrigo Pinho, 118.

 

Equipas:

- Marítimo: Caio Secco, Gonçalo Duarte (Johnson Owusu, 71), René Santos, Léo Andrade, China, Jean Irmer, Edgar Costa (Moisés Mosquera, 96), Diego Moreno (Rodrigo Pinho, 46), Correa (Guitane, 57), Joel e Milson (Alipour, 71).

(Suplentes: Charles, Moisés Mosquera, Guitane, Rodrigo Pinho, Alipour (André Teles, 89), Johnson Owusu e André Teles).

Treinador: Milton Mendes.

 

- Salgueiros: Bruno Pinto, Chico Afonso, Paulo Monteiro, Laércio, Hugo Moreira, Braga (Grinood Costa, 71), Yannick Semedo, Tony Correia, Tiago Santos (Miguel Pereira, 71), Zé Domingos (Nnandi Iben, 81) e Tarcisio (João Victor, 113).

(Suplentes: Nuno Castro, Tiago Palanca, Miguel Baptista, João Victor, Miguel Pereira, Nnandi Iben e Grinood Costa).

Treinador: Jorge Pinho.

 

Árbitro: Fábio Melo (AF Porto)

 

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Edgar Costa (13), Paulo Monteiro (13), Tarcisio (38), Braga (54), Zé Domingos (66), Chico Afonso (84), Guitane (86), Jean Irmer (90+3), Léo Andrade (98), Yannick Semedo (105+1), André Teles (112) e Nnandi Iben (115).

Assistência: Jogo à porta fechada devido à pandemia de covid-19.