Portugal
Marítimo e Arouca somam sétimo empate na quinta ronda da I Liga
2021-09-13 21:35:00
Insulares estiveram a vencer até ao minuto 82, mas André Silva, o homem do jogo, repôs a igualdade a duas bolas

Marítimo e Arouca empataram hoje a dois golos, protagonizando a sétima igualdade na quinta jornada da I Liga portuguesa de futebol, no reduto do Nacional, eterno rival dos ‘verde rubros’, impossibilitados de atuar no seu relvado.

O Arouca na condição de visitante entrou com o pé direito na partida, abrindo o marcador por intermédio de Bukia, com o Marítimo a restabelecer o ‘nó do equilíbrio’ pelos pés do estreante Ricardinho e a alcançar a vantagem no marcador por Alipour ainda no primeiro tempo. O Arouca não baixou os braços resgatando a igualdade nos instantes finais, por André Silva.

Com o Estádio dos Barreiros interdito devido às condições do relvado (recebeu duas notas negativas da Comissão Técnica da Liga), fazer ‘casa’ no recinto do seu eterno ‘rival’ Nacional foi a solução encontrada pelos 'leões' da Madeira.

Para o embate da quinta jornada, Júlio Velázquez desfez a linha de três centrais, com a saída de Jorge Sáenz para a entrada do estreante Ricardinho. O ponta de lança chegou ao Marítimo no último dia de mercado a título de empréstimo, cedido pelos brasileiros do Grêmio.

O Arouca também lançou na equipa inicial um estreante, com a entrada do defesa central Abdoulaye, em vez do lesionado Sema Velazquez. No setor mais ofensivo dos visitantes, Armando Evangelista apostou na entrada Tiago Araújo para o lugar de Arsénio, realizando apenas duas alterações em relação à derrota no reduto do FC Porto (3-0).

Os visitantes abriram a contagem nos minutos iniciais do encontro. Numa incursão pelo flanco esquerdo, André Silva ganhou a frente a Leo Andrade, soltando a bola para Bukia, que, em posição privilegiada, não deu hipóteses a Paulo Victor.

O golo do empate assinado pelo estreante Ricardinho surgiu aos 35 minutos, após um primeiro remate de Alipour para uma defesa incompleta de Fernando Castro, que deixou o esférico à mercê do ponta de lança brasileiro, que surgiu ao primeiro poste. 

Aos 45+6 minutos, os adeptos do Marítimo festejaram um golo de Cláudio Winck, mas a análise das imagens mostrou uma mão anterior de Baço, dando origem a uma grande penalidade, que Alipour transformou, já aos 45+11.

Os visitantes resgataram o empate já aos 82 minutos, quando, num livre direto, o esquerdino André Silva, que assistiu no primeiro golo arouquense, colocou a bola no ângulo superior esquerdo, deixando Paulo Victor sem reação.

O Marítimo ficou, pouco depois, reduzido a 10 elementos, após o segundo amarelo mostrado a André Vidigal, por parar em falta um contra-ataque dos forasteiros.

Ficha de jogo

 

Jogo no Estádio da Madeira, no Funchal

Marítimo-Arouca, 2-2
Ao intervalo: 2-1

Marcadores:
0-1, Bukia, 08 minutos
1-1, Ricardinho, 35
2-1, Alipour, 45+11 (grande penalidade)
2-2, André Silva, 82

Equipas:

- Marítimo: Paulo Victor, Cláudio Winck, Zainadine, Leo Andrade, Vítor Costa, Diogo Mendes, Xadas (Henrique, 89), Rossi (Guitane, 83), Ricardinho (Pelágio, 64), Alipour e André Vidigal
(Suplentes: Miguel Silva, Guitane, Edgar Costa, Jorge Sáenz, Rodrigo Andrade, Henrique, Pelágio, Fábio China e Rúben Macedo)
Treinador: Júlio Velásquez

- Arouca: Fernando Castro, Thales Oleques, João Basso, Abdoulaye, Quaresma (Tiago Esgaio, 77), Eugeni (Oday Dabbagh, 69), Leandro Silva (Eboue Kouassi, 57), Pedro Moreira (Pité, 77), Bukia, André Silva e Tiago Araújo (Arsénio, 57)
(Suplentes: Victor Braga, Brunão, Arsénio, Adílio, Pité, Oday Dabbagh, Eboue Kouassi, Or Dasa e Tiago Esgaio)
Treinador: Armando Evangelista

Árbitro: Manuel Oliveira (AF Porto)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para André Vidigal (07 e 87), Leandro Silva (36), Xadas (36), André Silva (45+2), Tiago Araújo (47), Rossi (48), João Basso (61), Eboue Kouassi (85), Vítor Costa (90+1) e Oday Dabbagh (90+5). cartão vermelho por acumulação de amarelos para André Vidigal (87)

Assistência: Cerca de 500 espetadores.