Portugal
Marega, o problemático que "na Liga dos Campeões será muito útil" ao FC Porto
2017-07-22 18:40:00
Jogador maliano é visto como um portento físico por quem já trabalhou com ele

Depois de uma temporada emprestado ao Vitória de Guimarães, onde apontou 14 golos, Marega está de volta ao FC Porto. O maliano, contratado pelos dragões no inverno de 2015/16, protagonizou ao longo da estadia em Portugal alguns casos problemáticos, tanto no Marítimo como nos vimaranenses. Ao Bancada, Filipe Neto, antigo treinador adjunto nos insulares, considerou que o clube portista tem de estar atento às atitudes de Marega.

"Sinceramente, não sei se tem a ver a com a personalidade dele, se é alguém que o influencia... No FC Porto as coisas serão de uma forma diferente, porque ele já está no topo. Mas o Sérgio Conceição tem de ter em conta que se ele já teve esses comportamentos, pode voltar a tê-los", frisou Filipe Neto, que revelou ainda que "na Liga dos Campeões [Marega] será muito útil".

Regressado aos treinos no Olival, Marega, de 26 anos, recebeu um aviso do seu novo treinador, Sérgio Conceição. "Possivelmente o Marega não terá uns primeiros tempos muito fáceis, mas penso que se integrará depois e fará parte do grupo", assegurou o técnico azul e branco. 

"Foi um aviso público para o Marega saber que não ia ter uma tarefa fácil mas que ia contar com ele, ou não estivesse integrado no plantel do FC Porto", disse Fernando Ferreira, colega do avançado no Marítimo, ao Bancada.

Parte comportamental "será sempre o maior desafio do Marega"

Estávamos em novembro de 2015 quando o Marítimo suspendeu Marega no seguimento de um jogo com o Amarante FC para a Taça de Portugal. O atleta terá feito um manguito para os adeptos visitados após a expulsão e o clube verde-rubro avançou para o processo disciplinar.

Na altura, Carlos Pereira, admitiu que não foi a estreia de Marega no que a problemas comportamentais diz respeito. "Fiquei surpreendido com a atitude do Marega, embora quem o conhece, saiba que é temperamental. Não é uma situação isolada, mas o terceiro comportamento menos próprio para com a equipa técnica, os colegas e o público", afirmou o presidente do clube madeirense.

Em novembro do ano seguinte, novo 'caso'. Marega foi expulso após agredir um adversário do Nacional e, de seguida, saiu do estádio com a família ainda antes do intervalo. Quem já partilhou o balneário com ele confirmou ao Bancada que o maliano não é o atleta mais forte a nível mental. 

"Esse será sempre o maior desafio do Marega", garantiu Fernando Ferreira, médio que é reforço do Académico de Viseu para 2017/18 depois de ter representado o CD Tondela. "Acho que todos concordamos que o Marega tem qualidades enquanto jogador, mas também que já cometeu vários erros comportamentais que não dignificaram a sua pessoa. Um clube como o FC Porto não pode perder tempo com esse tipo de atitudes e espero e desejo ao Marega que esteja focado naquilo que é importante, que é jogar futebol".

Quem concorda com Fernando Ferreira é Filipe Neto, treinador adjunto do Marítimo quando Marega estava na Madeira. O técnico, de 40 anos, deu ainda o exemplo que viveu de bem perto.

"Na primeira metade de época que ele passou no Marítimo, ele foi correto em tudo. Na época seguinte, os problemas começaram a chegar. Chegou quase duas semanas atrasado à pré-época, e começaram a aparecer alguns problemas que continuaram no Vitória. (...) Mas não sei o que provocou esses comportamentos, se foi mesmo ele ou alguém que o influenciou", referiu Filipe Neto ao Bancada.

Um "portento físico" que "precisa de espaço"

"Ele na Liga dos Campeões será muito útil ao FC Porto, muito mais do que no campeonato". Surpreendido? Filipe Neto explicou: "É um jogador que precisa de espaço, receber a bola em profundidade tendo adversária uma equipa com muito espaço a explorar nas costas. No FC Porto, é o contrário [no campeonato]. Os adversários estão fechados e ele tem muito poucos metros para resolver".

Na Liga dos Campeões, o panorama será outro. Defrontando equipas de renome internacional, o FC Porto jogará de forma diferente daquela que faz no campeonato. Outro dilema para Sérgio Conceição será a posição a que deve utilizar Marega, que nas últimas temporadas já fez praticamente todos os lugares do ataque. Para Filipe Neto, o melhor lugar para Marega nos dragões é na frente de ataque com Soares como parceiro, o que já aconteceu em Guimarães na primeira metade da época 2016/17.

"No Marítimo, quando trabalhei com ele, tentámos dois lados mas ele rendeu muito à direita, apesar de ele não gostar. Pela esquerda, ele não tinha sucesso. Apesar de ele utilizar o pé-direito, ele não conseguia finalizar quando vinha da esquerda. Mesmo no Vitória de Guimarães, agora mais na parte final da época, jogou pela esquerda e sentia mais dificuldade. No FC Porto, ele pode jogar com o Soares na frente de ataque, encaixa perfeitamente. O Marega mais atrás, com o Soares a fazer movimentos de aproximação, e ele a aproveitar os espaços que o Soares deixa para receber a bola entre os centrais e o guarda-redes", expressou.

Fernando Ferreira é da mesma opinião no que toca à posição a que Marega deve jogar no FC Porto, ainda que discorde quanto à qualidade do avançado nas alas. "É um jogador que tem muita, mesmo muita facilidade na condução e na transição ofensiva. É capaz de rebentar com uma equipa com a sua rapidez e potência, e parece-me que será essa uma das soluções para o treinador do FC Porto. Acho que, numa ala, ele nunca vai render tanto. Todos sabemos que tecnicamente não é o jogador mais evoluído, faz da velocidade a sua maior virtude. Na frente de ataque será muito mais produtivo".

A vertente física, de acordo com o médio de 30 anos, é mesmo o ponto mais forte de Marega, que "evoluiu tecnicamente". No entanto, jogar no FC Porto exige outro tipo de preparação.

"É um portento físico. Dificilmente encontramos no nosso campeonato um jogador com as capacidades físicas do Marega. Dá-me a sensação, até porque o defrontei e fui colega dele, que ele evoluiu tecnicamente, mas para se jogar num clube como o FC Porto as exigências são enormes e ele terá que estar preparado para enfrentar tudo aquilo que aí vem. Não será nada fácil, mas os grandes desafios são para os grandes homens e acho que o Marega tem tudo para ser feliz no FC Porto, tirando, como é óbvio, aqueles aspetos comportamentais", concluiu Fernando Ferreira em declarações ao Bancada.