Portugal
“Manuel Fernandes foi um treinador inútil no Sporting”, diz Schmeichel
2019-05-03 12:00:00
Em entrevista ao Expresso, antigo guarda-redes recorda passagem pelo Sporting

Peter Schmeichel concedeu uma entrevista à 'Tribuna Expresso', na qual lembra os tempos que passou em Alvalade. E entre elogios a Augusto Inácio, que tinha "qualidade, mentalidade" e "ambição louca para vencer", o dinamarquês deixa reparos para Manuel Fernandes, antigo goleador verde e branco que já desempenhou outras funções no clube do leão.

"Ninguém gostava dele. Não era lugar para ele. A primeira coisa que ele disse no balneário foi: 'Marquei muitos golos ao Benfica'. Ok. Foi um treinador inútil no Sporting e eu, que estava lesionado, dei graças por estar lesionado e não participar naquilo", recorda o dinamarquês, destacando que foi "um grande goleador do Sporting, mas como treinador...". 

"Andava pelo Santa Clara, para cima e para baixo" e "não tinha currículo", disse nesta entrevista.

O dinamarquês lembra que o clube enfrentou dificuldades nos finais dos anos 90, nomeadamente na altura em que entrou no clube e ocorreu uma mudança na estrutura e equipa técnica com a chegada de Inácio.

"Pensei: 'O que é que eu estou aqui a fazer? Deixei a melhor equipa do mundo, organizada'", recorda o antigo guarda-redes, apontando que aquele Sporting jogava "mal e só com muita sorte" podia "acabar a meio da tabela".

Porém, a entrada de Augusto Inácio acabou por mudar o curso dos acontecimentos e os leões foram campeões nessa época:

"Gostei mesmo disto do Inácio: tinha qualidade, mentalidade, ambição louca para vencer, mas, ao mesmo tempo, era um jogador, percebia o ambiente no balneário. Tens de guiar a tua equipa, pôr um braço à volta, conhecer o futebolista".

"O Inácio foi um dos melhores do que conheci - não era ele quem decidia que jogador comprar ou vender, mas era bom", destaca ainda Peter Schmeichel.