Portugal
"Mais uma mancha na reputação do futebol português que é tal e qual um dálmata"
2021-03-11 16:30:00
Miguel Braga lamenta ação dos "ditos instrutores e o silêncio ensurdecedor dos colegas de profissão"

O Sporting volta a tomar posição em relação ao processo que foi movido pela Comissão de Instrutores da Liga a Rúben Amorim e nota que se trata de mais "uma mancha" na reputação do futebol português que parece "um dálmata".

"Mais uma mancha na reputação internacional do futebol português, já que internamente todos sabemos que temos um desporto-rei manchado tal e qual um dálmata", pode ler-se no site oficial dos leões.

Através de um artigo assinado pelo porta-voz da administração verde e branca, Miguel Braga, é assinalado que se trata de "um episódio triste" e "revelador de uma inveja e mesquinhez de trazer por casa".

Além das críticas à associação de treinadores, o Sporting endereça repartos ao organismo que gere a disciplina na Liga por dar seguimento a este caso e aos colegas de Rúben Amorim.

"Tão mau como a Associação Nacional de Treinadores de Futebol, apenas os ditos instrutores e o silêncio ensurdecedor dos colegas de profissão. Uma vergonha totalmente evitável."

Rúben Amorim é acusado de "fraude", num caso que poderá valer uma condenação do treinador com pena de suspensão da atividade por um período de um a seis anos.

A situação tem gerado uma onda de críticas leoninas à ANTF, sendo que, oficialmente, os leões já destacaram também que uma eventual condenação de Rúben Amorim poderá "constituir um dos episódios mais lamentáveis e surreais da história do futebol português”.

Além disso, o Sporting criticou ainda aquilo que chama de “corporativismo ultrapassado" que reina na ANTF. "Só uma disciplina desportiva cega, no pior sentido, poderia entender ser de acolher essa sanha persecutória”, refere o Sporting, lamentando “o tratamento díspar e enviesado em desfavor” dos leões.

Rúben Amorim, de 36 anos, chegou ao Sporting a 5 de março de 2020, proveniente do SC Braga, tendo, a 4 de março de 2021, prolongado o seu contrato com o clube, por mais uma época, até 30 de junho de 2024, aumentando a clásula de rescisão e melhorado as condições salariais.

Nesta temporada, Rúben Amorim tem estado em destaque, dado que, no campeonato, o Sporting já fixou um recorde de invencibilidade nas primeiras 22 jornadas da I Liga portuguesa de futebol. Pela primeira vez na história, o emblema de Alvalade cumpriu 22 rondas rondas invicto, somando 18 vitórias e quatro empates.

E é para o jogo jogado que Miguel Braga pede foco dos sportinguistas. "No futebol, os pupilos de Rúben Amorim continuam a fazer história dentro do campo".

O porta-voz verde e branco diz que em Tondela será necessária "humildade, concentração e vontade", sendo estes "os ingredientes necessários" para o leão alcançar "mais três pontos."

Após 22 jornadas, os leões lideram invictos a I Liga, com 18 vitórias e quatro empates, traduzidos em 58 pontos, mais nove que o SC Braga e mais 10 do que o campeão FC Porto.