Portugal
“Mais um ato de gestão lamentável, de gestão quase danosa”
2022-07-19 22:30:00
José Fernando Rio critica SAD do FC Porto, após saída anunciada de Francisco Conceição 

A saída de Francisco Conceição para o Ajax, por cinco milhões de euros, deixou a nação portista em alvoroço. É certo que o negócio ainda não foi oficializado, mas já provocou ondas de choque, com críticas até de Fernando Madureira, que envolveu Sérgio Conceição. O responsável pela claque portista defendeu que nenhum filho seu representaria o Benfica, numa alusão a Rodrigo Conceição, que representou os encarnados.  

“Filho meu nunca jogaria no Benfica! Filho meu nunca prejudicaria o Porto! Se o FC Porto anda há quase um ano a querer renovar com o filho do treinador, a culpa é de quem?", questionou, nas redes sociais. 

Também José Fernando Rio, candidato derrotado por Pinto da Costa nas últimas eleições, é duro nas críticas e visa a SAD do clube da Invicta. Em declarações à Antena 1, Rio classifica os cinco milhões de valor “ridículo” e fala mesmo em “gestão quase danosa” da SAD portista. 

“Mais um ato de gestão lamentável, de gestão quase danosa. De facto, Francisco Conceição é um filho da casa, é um jovem talento com um potencial enorme. E na época em que poderia ‘explodir’ em definitivo, acaba por sair por uma verba que eu considero ridícula, tendo em vista o seu talento”, enquadra José Fernando Rio, em declarações à Antena 1, nesta segunda-feira. 

Cláusula de Francisco Conceição em valores “ridículos” 

José Fernando Rio entende que os interesses do FC Porto “não foram acautelados” e volta a visar a SAD, pela forma como deixou prolongar a situação contratual de Francisco Conceição.  

“Acho que os interesses do FC Porto não foram acautelados. Não houve a renovação do contrato do Francisco Conceição, a cláusula de rescisão manteve-se em valores mínimos ridículos e, agora, é mais um golpe no coração dos adeptos, que veem sair mais um filho da casa, depois do Vitinha e do Fábio Vieira”, aponta. 

O antigo candidato às eleições do FC Porto espera agora que a SAD dê explicações: “Os adeptos não estavam preparados para esta razia, primeiro nos jogadores da equipa principal e depois nos jogadores formados nas nossas escolas. E ainda por cima não há uma explicação posterior, que nos indique que caminho a SAD está a seguir. Era importante dar uma palavra aos sócios”.  

Além das críticas ao dossier de Francisco Conceição, José Fernando Rio também apresenta as suas preocupações, como adepto. E fica a aguardar por reforços, até porque, diz, o plantel do FC Porto está mais fraco.  

“Neste momento, o FC Porto está mais fraco do que estava no final da época. Acredito que possam chegar reforços, mas é preciso que eles cheguem, porque, olhamos para a equipa e vemos que não só não é a mesma, como está pior. A SAD tem de dar uma palavra aos sócios do FC Porto”, conlui, à mesma rádio.  

Francisco Conceição, internacional português nos sub-21, está avaliado em 8 milhões, segundo o Transfermarkt. O jogador de 19 anos terá já viajado para Amesterdão, para assinar contrato com o Ajax, clube que paga os cinco milhões de euros, da cláusula de rescisão.