A rivalidade entre FC Porto, Benfica e Sporting é bem visível dentro do relvado mas fora das quatro linhas também há quem note que ainda se fazem sentir divisões entre a Invicta e a capital portuguesa.
Francisco J. Marques, diretor de Informação e Comunicação do FC Porto, faz notar que esse 'peso' da dita divisão se faz sentir na comunicação social, nomeadamente em alguns grupos da imprensa.
No entendimento do diretor do FC Porto, no Porto Canal, no fundo, "Lisboa sempre conseguiu levar tudo do Porto mas há uma coisa que não consegue derrotar que é o FC Porto", o emblema nascido nas margens do rio Douro que, com Pinto da Costa na presidência desde 1982, se tem mostrado à região, ao país mas também ao mundo.
Desde que Pinto da Costa assumiu o cargo de presidente dos azuis e brancos, o clube nortenho foi por diversas vezes vencedor do campeonato, somando também várias vitórias na Taça de Portugal e uma na Taça da Liga.
Além disso, com Pinto da Costa, o palmarés dos dragões aumentou e os troféus que estão em exposição no museu, sobretudo no que ao futebol diz respeito, ao período da presidência de Pinto da Costa é relativo.
A somar a troféus nacionais, onde se destacam também conquistas de edições da Supertaça Cândido de Oliveira, o FC Porto foi campeão do mundo e vencedor de duas edições da maior prova de clubes da Europa, a Taça dos Campeões Europeus, agora denominada de Champions League, que, em 2004, os portistas venceram.
Também com Pinto da Costa, o FC Porto venceu a extinta Taça UEFA, em 2003, e a Liga Europa, em 2011, com André Villas-Boas ao leme da equipa técnica dos portistas, sendo que as vitórias na Champions League e na Taça UEFA aconteceram com José Mourinho no comando técnico.
Por tudo isto, Francisco J. Marques nota que há quem queira apontar críticas ao presidente do FC Porto, mas o diretor de Informação e Comunicação considera que o líder dos portistas continua pronto para defender os azuis e brancos.
De resto, e embora ainda não tenha garantido que é recandidato no próximo ato eleitoral, os portistas acreditam que Pinto da Costa ainda voltará a submeter-se ao julgamento dos associados nas urnas.
Para já, apenas Nuno Lobo, que se candidatou ao último ato eleitoral, fez saber que voltará à corrida eleitoral no emblema nortenho. As eleições podem ocorrer no mês de abril de 2024.