Portugal
Liga emite comunicado a congratular-se com "recuo do PSD"
2017-07-12 14:10:00
Depois de, na terça-feira, ter criticado uma proposta do PSD, na quarta-feira, a Liga congratula-se com o seu "recuo"

Depois de, na terça-feira, a Liga ter emitido um comunicado a criticar uma proposta de alteração legislativa do PSD, que visava retirar poder à Liga e passar a elaboração dos regulamentos de arbitragem e disciplina para a Federação,  esta quarta-feira, a Liga voltou a emitir um comunicado, desta feita, a congratular-se com aquilo que designou de "recuo do PSD".

Leia o comunicado da Liga:

Liga congratula-se com recuo do PSD

Assumindo a defesa do edifício jurídico que regula o desporto nacional, a Liga Portugal anunciou, ontem, que não deixaria passar desapercebida a intenção de espoliar os clubes das competições profissionais dos seus direitos e liberdades de autorregulação.

Esse intento foi promovido por um grupo parlamentar através de uma proposta de alteração das bases do sistema desportivo nacional, surgida à última hora e subtraída à apreciação pública.

O recuo nessa sinistra intenção, que acaba de ser noticiado, é a demonstração irrefutável de que as manobras ardilosas de contornos obscuros não resistem à luz clarificadora do escrutínio público.

A reação, que hoje nos chega de todos os quadrantes, de apoio inequívoco à posição firme da Liga Portugal, não nos surpreende e reforça o nosso propósito de promover o desporto nacional e a sua progressiva profissionalização.

Permite-nos, ainda, congratularmo-nos com a constatação de que um Estado de Direito democrático, servido por uma Imprensa livre e atenta, ainda é a melhor garantia da regularidade do processo legislativo e o melhor antídoto contra a promoção de agendas encomendadas.

O percurso que o Futebol Português vem fazendo há décadas, de separação e profícua cooperação entre o desporto profissional e amador, um trajeto único – mas não irrepetível – no desporto pátrio, é um dos segredos para o sucesso dos nossos clubes e das nossas seleções na Europa e no mundo.

É inegável que apenas a conjugação entre o papel formador das competições amadoras com as funções de apuramento técnico e progressiva introdução aos níveis mais exigentes do futebol profissional desempenhadas pela Ledman LigaPro e pelas equipas B que nela militam, permite a existência de uma Liga NOS e uma Seleção A com os retumbantes sucessos a que já nos habituaram.

Esta página que agora viramos com a retirada da proposta de emenda ao projeto lei, é bem demonstrativa da vitalidade do futebol profissional e, na iminência de celebrar o seu 40.º aniversario, da própria Liga Portugal. 
Expressamos, desta forma, uma saudação à capacidade de reação das sociedades desportivas que ontem prestaram um extraordinário apoio, sem reservas, em todo o processo de contestação ao que apelidámos de tentativa de golpe no futebol português.

Por fim, anunciamos que a Direção Executiva da Liga Portugal reunir-se-á, em breve, com as sociedades desportivas que representa para traçar o percurso que o futebol profissional deve seguir.”

Tags: