Portugal
Liga e Ordem dos Médicos vão lançar apelo à vacinação
Redação
2021-05-07 11:00:00
Iniciativa decorrerá na 32.ª jornada dos campeonatos profissionais

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) uniu-se à Ordem dos Médicos para promover a vacinação contra a covid-19, numa campanha que decorrerá nos jogos da 32.ª jornada da I e II ligas, anunciaram hoje os dois organismos.

O mote da campanha de sensibilização e do movimento ‘fica em jogo’, que assinala que na luta contra a pandemia da covid-19 todos pertencem à mesma equipa, é o seguinte: “Quando chegar o teu momento, não falhes de baliza aberta. Vacina-te”.

“A recuperação plena das nossas vidas depende de uma adesão em massa às vacinas, sem a qual não será possível atingir a imunidade de grupo. Ninguém está seguro até estarmos todos seguros e esta é uma das ideias que dá força a esta campanha”, assinalou o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães.

O presidente da LPFP, Pedro Proença, lembrou o papel que o futebol tem tido, desde logo quando, no início da pandemia, apelou ao isolamento, distanciamento social e cumprimento das normas de segurança, e que agora volta a estar do lado da saúde pública.

“Apelamos aos portugueses para a vacinação, por forma a que a imunidade de grupo seja alcançada mais rapidamente. Só assim nos aproximaremos daquilo que entendemos como normalidade”, assinalou Pedro Proença, salientando o exemplo do futebol, com mais de 60.000 testes ao novo coronavírus efetuados esta época.

Os jogos da I Liga decorrem entre domingo e quarta-feira, numa 32.ª ronda que pode consagrar o Sporting como campeão, enquanto a II Liga, em que o Estoril Praia já garantiu a subida, disputa-se entre sábado e segunda-feira.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.244.598 mortos no mundo, resultantes de mais de 155,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.988 pessoas, dos 838.475 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.