José Sousa sai em defesa do treinador do Benfica. O ex-futebolista elogia a "coragem" de Bruno Lage contra o Bayern em Munique. Ao contrário de muitas vozes críticas, o antigo jogador diz que gostou da forma como Lage abordou o jogo na Baviera.
A forma como o Benfica foi jogar diante do Bayern tem motivado muitas críticas. Algumas figuras da história do Benfica falam mesmo num Benfica que "feriu a sua história".
Os encarnados quase não remataram à baliza em Munique e defenderam o tempo todo. Um dos poucos remates foi de Kökçü. E a bola até entrou na baliza do Bayern. Mas o jogo já estava parado e Manuel Neuer estava no meio-campo! O guarda-redes alemão jogou quase sempre adiantado face ao comportamento tático do Benfica, que não atacou.
Sousa elogia "coragem" de Lage contra Bayern
E se foi "triste" ver o Benfica a jogar para "perder por poucos", José Sousa contraria estas teses. O ex-jogador sai em defesa de Bruno Lage pela "coragem" contra o Bayern que demonstrou na estratégia adotada.
“Gostei da abordagem de Bruno Lage. Teve a coragem de mudar em função de ter a noção daquilo que é a superioridade do adversário", comentou o agora treinador de futebol.
"E ter a noção de que colocou dois jogadores mais rápidos na frente para tentar defender e sair rápido, se fosse possível. Coisa que não conseguiu”, resumiu ainda o antigo jogador encarnado.
Sousa completou a ideia e disse que o Benfica acabou por sofrer um golo, porque o Bayern atacou quase sempre a baliza de Trubin.
“Tantas vezes o cântaro vai à fonte [que um dia lá deixa a asa] e acaba por fazer um golo a equipa do Bayern Munique. E não há nada a dizer”, sublinhou Sousa, em declarações na Sport TV.
Críticas ou "coragem" de Lage contra Bayern?
Contudo, apesar das várias críticas feitas a Bruno Lage, Sousa diz que lhe agradou essa abordagem ao jogo. “Eu gostei da estratégia. Se tivesse levado um pontinho, era um ponto muito importante”, defendeu Sousa.
Certo é que o Benfica saiu de Munique sem pontos mas com a bagagem carregada de críticas. Lage já admitiu que a estratégia de ataque não teve os efeitos esperados.
O Benfica terminou a ronda europeia com seis pontos somados em quatro jogos. Depois de vencer o Estrela Vermelha e o Atlético de Madrid, a águia perdeu duas vezes: Feyenoord e Bayern.
Os confrontos das equipas portuguesas contra o Bayern costuma resultar em goleadas. Desta feita, foi uma derrota pela margem mínima. Mas que tem dado muito que falar.