Portugal
"Lá vão ganhar qualquer coisita este ano. Compreendo a euforia benfiquista"
2023-03-23 10:45:00
"Desde que há VAR têm de se mentalizar que isto mudou", avisa ex-dirigente do Sporting

O Benfica é a equipa em melhor posição nesta altura para se sagrar campeão nacional e em Alvalade é com compreensão que se assiste ao momento do rival da Segunda Circular. Paulo Andrade, antigo dirigente verde e branco, considera que os benfiquistas estão a viver um legítimo estado de euforia, até porque, lembra, a águia tem voado baixinho nos últimos tempos.

"O Benfica não é por acaso que, em 15 troféus, em cinco anos, só ganhou um e pode vir a ganhar dois. É natural que exista uma onda de satisfação", concorcou Paulo Andrade, apontando para a lógica dos números no que a conquistas dizem respeito, mencionando que "o Sporting ganhou seis nos mesmos cinco anos, o FC Porto ganhou oito e pode ganhar nove".

"Enfim, é natural que exista uma onda de euforia. Estão já há muitos anos sem ganhar nada, portanto, gastam muito mais que os outros, gastam um balúrdio [em relação ao que gastam] o Sporting e o FC Porto e este ano lá vão ganhar qualquer coisita", afirmou Paulo Andrade, em declarações num programa da CMTV onde é comentador.

Em todo o caso, o antigo responsável pelo futebol do Sporting faz questão de recordar que na época do Benfica já a Taça de Portugal e a Taça da Liga ficaram perdidas na caminhada.

"Duas provas já foram. Compreendo a euforia depois deste deserto, esta sede com que naturalmente estão de estarem a ver os troféus a passarem ao lado, o Sporting e o FC Porto a ganhá-los e eles não ganham nada", observou Paulo Andrade, insistindo que encara com naturalidade o estado de espírito que começa a tomar conta dos benfiquistas.

"É normal esta onda", referiu o antigo dirigente dos leões, considerando, porém, que ainda que as contas do campeonato não estejam já fechadas, para lá caminham, no seu entendimento.

"O campeonato ainda não acabou mas estou convencido de que está resolvido", vaticinou Paulo Andrade, não deixando de referir, contudo, que com o VAR a vida do Benfica tem enfrentado outras dificuldades que este não via antes.

"Desde que há VAR têm de se mentalizar que isto mudou, não ganham nada. Acabou. Vejam o que ganharam. Gastar gastam, como ninguém", concluiu Paulo Andrade.

"Não se podem encomendar faixas nenhumas"

A propósito da eventual euforia que possa estar a tomar conta da nação benfiquista, José Manuel Capristano, antigo vice-presidente das águias, avisou que "não se podem encomendar faixas nenhumas".

"Naturalmente que o Benfica tem uma boa almofada de 10 pontos para o FC Porto e 12 para o SC Braga, para além do Sporting que será 15 depois de efetuar o jogo em atraso que suponho que ganhe [contra o Gil Vicente]. Mas não se podem encomendar faixas [de campeão] nenhumas", alertou Capristano.

Nesta altura, o Benfica tem 10 pontos de vantagem no topo da classificação em relação ao FC Porto e mais 12 para o terceiro classificado que é o SC Braga.

Quando a competição for retomada, após os jogos de seleção, Capristano espera que o Benfica de Roger Schmidt volte com o foco que vinha demonstrando.