Portugal
Juiz que pediu escusa por ser do Benfica vai julgar casos dos emails
2020-01-23 17:05:00
Eduardo Pires tinha pedido para ser outro colega a julgar o caso

Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto, que pediu para não ser ele a julgar o caso dos emails em virtude de ser "apaixonado pelo Benfica", vai mesmo julgar o caso.

Segundo avança o 'Jornal de Notícias', o magistrado vai continuar com o processo dado que o presidente da Relação do Porto entendeu manter Eduardo Pires como relator dos recursos da ação cível que opõe o Benfica, FC Porto e Francisco J. Marques.

Ataíde das Neves, presidente do Tribunal da Relação do Porto, considera que o facto do juiz ser sócio há várias décadas do Benfica e acionista da Benfica SAD "nada interfere com a isenção e imparcialidade enquanto juiz".

O magistrado, recorde-se, endereceu uma carta aos seus superiores deste órgão de soberania a dar conta de que é titular de 'red pass', tendo "lugar cativo no Estádio da Luz", além de que há cerca de um ano recebeu a "Águia de Ouro" pelos 50 anos de sócio do Benfica.

No sentido de evitar dúvidas quanto à sua isenção, o juiz comunicou ao presidente da Relação do Porto, Ataíde Neves, que não queria ser ele a analisar o caso dos emails. Porém, Ataíde Neves confia na capacidade e compromisso do magistrado.