Portugal
Jornada marcada pela 'fuga' do Famalicão e do Boavista aos lugares de descida
Redação
2021-04-04 22:55:00
Triunfos dos famalicenses diante do Paços e dos axadrezados frente ao Belenenses SAD

O Famalicão venceu hoje o Paços de Ferreira por 2-0, na 25.ª jornada da I Liga de futebol, e distanciou-se dos lugares de descida, de que saiu o Boavista, ao bater o Belenenses SAD, pelo mesmo resultado.

Os golos de Anderson, aos 41 minutos, e de Iván Jaime, aos 64, asseguraram a segunda vitória seguida e o terceiro jogo sem perder dos famalicenses – desde que Ivo Vieira chegou aos minhotos -, além de elevarem a equipa aos 26 pontos, na mesma 14.ª posição, mas desde já sabendo que não caem para a zona de descida até ao final da ronda.

Por outro lado, os pacenses continuam no quinto posto, em lugar europeu, com os mesmos 44 pontos, podendo ver o Sporting de Braga, quarto com mais seis pontos, ‘fugir’, além de ter desaproveitado a derrota do Vitória de Guimarães com o Tondela (2-0).

Mais acima, e depois de hoje também a ‘respirar’ melhor acima da ‘linha de água’, estão os beirões, que foram vencer a Guimarães, no regresso às vitórias após duas derrotas e um empate.

De resto, foi o primeiro triunfo fora de portas para a equipa de Pako Ayestarán, que subiu a nona e segue mais tranquila, com 28 pontos, seis acima dos lugares de descida.

Em Guimarães, a ‘estrela’ foi Mario González, que bisou aos 27 e 77 minutos, com um tento de Óscar Estupiñán pelo meio, aos 39, e deixou os vimaranenses no sexto lugar, com 35 pontos, após quatro derrotas seguidas.

No primeiro jogo do dia, o Boavista regressou às vitórias na visita ao Estádio Nacional, em Oeiras, onde bateu o Belenenses SAD graças a tentos do inglês Angel Gomes, aos 44, que viria a acabar expulso no segundo tempo, e do hondurenho Elis, aos 59.

Após duas derrotas, a equipa de Jesualdo Ferreira conquistou três importantes pontos na luta pela manutenção, passando a somar 24, e subiu provisoriamente ao 15.º lugar do campeonato, primeiro acima da zona de descida e de ‘play-off’.

Já o Belenenses SAD, que vinha de dois jogos sem perder, é 13.º, com 26, os mesmos do Portimonense, que abriu a jornada na sexta-feira com uma goleada na Madeira, ao Nacional (5-1), e do Famalicão.

Na segunda-feira, entra em ação o líder do campeonato, o Sporting, que visita o Moreirense, oitavo classificado, com os minhotos a poderem subir uma posição, por troca com o Santa Clara, que perdeu em casa do FC Porto (2-1).

A vitória dos ‘dragões’ também pressiona os ‘leões’, que viram a sua liderança reduzida provisoriamente a sete pontos.

O Benfica, terceiro classificado, recebe o ‘aflito’ Marítimo, 17.º e penúltimo, em busca de continuar no encalço dos campeões nacionais, enquanto o Sporting de Braga, quarto, visita o Farense, em 16.º e posição de ‘play-off’.