Portugal
“Joguei com dez na Luz e no Dragão e não falei da arbitragem”, diz Carvalhal
2021-05-23 23:40:00
Treinador considera que SC Braga é "um justo vencedor" da Taça de Portugal

O treinador do SC Braga, Carlos Carvalhal, recusou comentar as queixas do Benfica sobre a arbitragem na final da Taça de Portugal, numa partida em que as águias jogaram com dez elementos desde os 16 minutos, por expulsão de Helton Leite.

"Não estou a perceber a questão. Não vou fazer qualquer tipo de comentário. Já joguei com dez na Luz, jogámos com dez no Dragão, custou-nos muito e no final não fiz qualquer tipo de comentário sobre questões de arbitragem", respondeu Carvalhal, na entrevista rápida à TVI 24.

O treinador do SC Braga já tinha assumido que passou por “um dia muito difícil”, uma vez que o pai foi operado. “Comecei a palestra a dizer que estava todo borrado. Correu tudo bem, mas deixa sempre uma ansiedade muito grande. Isso serviu de mote para relativizar tudo. Quando soube que tinha corrido tudo bem, foi uma alegria tremenda e falei com os meus jogadores com disponibilidade em termos de relatividade à importância das coisas. Disse-lhes que é um jogo de futebol, 90 minutos em que temos de jogar bem, e que íamos ganhar”, comentou.

Elogiando a “abnegação extraordinária” dos jogadores, com “uma atitude espetacular e um futebol de grande nível”, Carvalhal frisou que o SC Braga foi “um justo vencedor” da Taça de Portugal. “A gente sente a equipa. Senti-a focada, pressionante, e percebi que era o nosso dia. Estamos em ano de centenário, era importante para o SC Braga e para os nossos adeptos. Percebemos que não podem estar aqui, mas estão a festejar em casa”, acrescentou.

A Taça tem um sabor especial para o técnico, por ser natural de Braga: “Eu sou de Braga, a minha família é toda bracarense e está extremamente orgulhosa, em minha casa sofreram imenso, toda a gente com a camisola do SC Braga, e os meus amigos também. É aquele troféu que eu não tenho sentimento que possa comparar”.

Os guerreiros do Minho terminam a temporada a vencer a Taça de Portugal, mas isso não significa que na próxima temporada se possam assumir como candidatos ao título nacional, alertou Carvalhal. “O Benfica é uma equipa mais poderosa do que a nossa, com um grande treinador”, sustentou: “Nós dentro do campo conseguimos atenuar essa diferença, mas a realidade é que há uma grande diferença”.

“Eu acho que não fui bem interpretado [em declarações anteriores]. Eu creio que nunca na sua história o SC Braga fez uma época tão completa e presente nas decisões”, continuou o técnico, destacando a “grande Liga Europa” e os “dois terços do campeonato absolutamente fantásticos”, para além da presença na final da Taça da Liga.

“Uma época tão recheada de momentos, das melhores na história do SC Braga. Falta crescer sustentadamente. Ainda há um diferencial muito grande. O SC Braga tem vindo a melhorar muito e é este o caminho, atenuar de ano para ano a diferença para os grandes”, finalizou Carlos Carvalhal.