Portugal
"Jogadores do FC Porto apontam à cara do árbitro 50 vezes e não levam amarelo"
2023-02-01 10:40:00
"Quando eles sentem que não têm argumentos entram naquilo que a gente sabe", lamenta ex-capitão verde e branco

O Sporting não abranda na contestação em relação às arbitragens e Manuel Fernandes, antigo capitão dos leões e histórica figura do clube verde e branco, traça um cenário que lamenta no futebol português. O antigo goleador leonino diz que já conhece a forma de atuar dos árbitros em relação aos azuis e brancos de há "40 anos" a esta parte, em alusão ao tempo em que Pinto da Costa comanda os destinos do clube nortenho.

"O FC Porto de há 40 anos para cá que faz e não sofre castigo nenhum. À vontade", criticou Manuel Fernandes, realçando que, por experiência própria, sabe do que fala e do que já viveu pelos corredores do antigo Estádio das Antas, sendo que, atualmente, vê que os atletas do FC Porto podem fazer coisas que não vê que sejam permitidas a outros.

"O Pepe faz isto [gesto de apontar à cara de outra pessoa com o dedo indicador], o Otávio faz isto. Eles apontam à cara do árbitro 50 vezes e não levam amarelo", criticou Manuel Fernandes, realçando que os jogadores do Sporting, por exemplo, não têm essa permissão, em seu entender.

"Se for um jogador do Sporting, leva logo vermelho direto, se calhar", acrescentou Manuel Fernandes, referindo também que o FC Porto costuma usar de certos procedimentos em campo quando as coisas não correm dentro do esperado.

"Quando eles sentem que não têm argumentos entram naquilo que a gente sabe", disse, não concretizando, mas assegurando que isso "é sempre, é sempre".

Por outro lado, Manuel Fernandes diz que se estivesse na pele de Rúben Amorim não teria tido o fair-play que o treinador dos leões revelou recentemente na final da Taça da Liga diantes dos portistas.

"O Rúben Amorim é simpático", disse Manuel Fernandes, sustentando que não teria tido idêntico comportamento. "A mim quem me fizer..."

Em declarações na Sporting TV, o antigo capitão dos leões salientou ainda que "o Sporting ganha de forma limpa, não é na confusão", até porque "o futebol é arte, não é luta livre".

"Sporting faz este estardalhaço para disfarçar a própria incompetência"

Manuel Fernandes alinha assim no coro de contestação às arbitragens, que teve como ponto principal a declaração feita pelo presidente do Sporting Frederico Varandas.

As declarações do dirigente verde e branco já mereceram, entretanto, resposta desde o Estádio do Dragão. Através do porta-voz do clube portista, o FC Porto diz que Varandas e o Sporting fazem "este estardalhaço para disfarçar a própria incompetência que advém dos três campeonatos conquistados em 40 anos."

"Elogiam muito a formação do Sporting, mas depois não sabem aproveitar. Só se podem queixar da própria incompetência", disse Francisco J. Marques, no Porto Canal.