O Sporting enfrenta um período conturbado desde que João Pereira assumiu o comando técnico. António Carraça diz que era previsível este cenário. “Eu disse-o desde a primeira hora", referiu o ex-dirigente do Benfica.
O emblema de Alvalade vive um momento de instabilidade desportiva. As derrotas sucedem-se e há quem veja ligação com a saída de Ruben Amorim para o Manchester United. Por isso, o treinador dos britânicos tem sido apontado como um dos culpados pela crise que o Sporting atravessa com João Pereira.
Carraça e o início da crise no Sporting com João Pereira
António Carraça diz que já esperava que o nome escolhido para render Ruben Amorim pudesse sentir dificuldades. O ex-treinador levou o Sporting a conquistar títulos e a proporcionar um futebol envolvente. Desde a sua saída e chegada de João Pereira, o Sporting enfrenta uma série de dificuldades e crise de resultados.
"Assumo de uma forma muito clara. E já passaram algumas semanas. Eu acho que o João Pereira não tinha o perfil ideal para assumir este desafio. É a minha opinião”, assinalou António Carraça, em declarações no canal 11.
O antigo dirigente encarnado realça que o Sporting é uma equipa com presença na Champions e que luta pelo campeonato. Por isso, diz que não entendeu a escolha de João Pereira para o cargo.
“Estamos a falar de alguém que vai liderar um clube como o Sporting. A equipa profissional que está na Champions League e que tem um percurso imaculado na I Liga”, referiu Carraça.
“Ruben Amorim fez o trabalho que fez. Do meu ponto de vista, qual é o perfil indicado para, pelo menos, dar algumas garantias?”, questionou António Carraça. E deu a resposta logo de seguida. “O Sporting precisava de alguém que tivesse mais experiência”, salientou o antigo diretor geral do Benfica no olhar à casa leonina.
A saída de Ruben Amorim representou uma mudança na história recente do Sporting. O clube estava a vencer e confiante. Com a chegada de João Pereira o Sporting passou a perder de forma consecutiva.
Alteração no Sporting e o papel de João Pereira vistos por Carraça
Os sportinguistas procuram explicações e caminhos para ultrapassar a má fase. António Carraça entende que é necessário analisar as causas e os efeitos. “O que se alterou no Sporting do Ruben Amorim para o João Pereira?", perguntou Carraça.
"Qual foi a única alteração que houve? Equipa técnica. Existe relação de causa e efeito. Foi a única coisa que se alterou. Os jogadores são os mesmos. Os adeptos. O estádio. O presidente. É tudo igual”, lembrou António Carraça.
Frederico Varandas escolheu João Pereira para render Ruben Amorim no Sporting. O presidente leonino pensou que o técnico da equipa B pudesse manter a estabilidade e o sucesso que Amorim tinha proporcionado. Mas até ao momento nada disso tem acontecido aos leões.