Portugal
"Jesus não deixa cair os jogadores que traz. Quando aposta é com convicção"
2021-05-17 22:30:00
Simão Sabrosa e Chainho elogiam treinador do Benfica pelo trabalho feito com Everton

Everton Cebolinha esteve em destaque no recente dérbi, ajudando o Benfica a quebrar a invencibilidade do já campeão Sporting na I Liga. O internacional brasileiro tem vindo a demonstrar os motivos que levaram o treinador Jorge Jesus a insistir na sua contratação, uma das mais caras na história do clube da Luz, e a ‘segurar’ o camisola 7 quando parte dos adeptos começou a questionar o esforço feito pelas águias neste reforço.

Everton chegou à Luz com o peso de ter sido uma grandes figuras do último campeonato brasileiro, ao serviço do Grémio. Porém, apesar de um início prometedor, o jogador tardava em convencer os adeptos. Jorge Jesus nunca desistiu de Everton, mesmo que em várias partidas o tenha deixado no banco, e as exibições mais recentes começaram a dar-lhe razão, em particular a atuação no dérbi da 33.ª jornada.

“O Everton acaba o campeonato perto daquilo… Já lhe disse, 'agora já és o Cebolinha.' Em qualquer momento a qualidade dele tinha de aparecer”, afirmou recentemente Jorge Jesus, destacando o crescente protagonismo que o internacional brasileiro vem assumindo na equipa encarnada.

Para Simão Sabrosa, antigo capitão do Benfica, Everton teve sempre a confiança do treinador, mas por motivos desconhecidos demorou a expressar-se em campo. “Demorou a ganhar essa confiança, não percebemos o porquê, ao início estava a jogar a um nível muito bom e depois quebrou. Na próxima época, será um jogador muito importante no Benfica”, antecipou num comentário para a Sport TV.

No mesmo painel, Chainho complementou a ideia: “Os jogadores que trouxe, o Jorge Jesus não os deixa cair. O Gilberto tem minutos, tem jogado, apesar do Diogo Gonçalves estar melhor. Nota-se que está ali o [Everton] Cebolinha que eu conheço. Nisso há que dar mérito a Jorge Jesus. Quando dizem que não aposta... Quando aposta, ele aposta e com convicção! Estes jogadores têm a confiança do treinador e isso é fundamental”.

De acordo com Simão, cabe a Jesus o mérito para este aparecimento de Everton ao nível que mostrou no campeonato brasileiro, o que permitiu ao extremo manter-se nas opções de Tite para a 'canarinha', tendo sido agora chamado para os compromissos com Equador e Paraguai, das eliminatórias sul-americanas para o Mundial de 2022. "O Jesus conhece muito bem as suas capacidades, a comunicação entre ambos terá sido muito importante. Não é fácil, para um jogador que não está bem, ficar de fora e houve jogos em que ele não entrou. Se não forem apoiados pelo treinador, os jogadores acabam por cair ainda mais. Acredito que houve esse trabalho por parte do Jesus e isso permitiu que nesta fase da época ele comece a mostrar o seu valor", insistiu o ex-capitão das águias.

Com o Sporting já campeão e 'liberto' da pressão dos pontos, Everton aproveitou as condições para mostrar serviço. "O jogo estava mais aberto, não tinha tanta pressão", explicou Simão. "É claramente um jogador acima da média tecnicamente, faltava-lhe desenvolver, dar assistências e marcar golos. Está a conseguir nestes jogos finais e com este encher da confiança já não olha tanto para o relvado", finalizou.