Domingos Soares de Oliveira disse, recentemente, que "houve um desconhecimento grande do treinador e da equipa técnica relativamente ao plantel" do Benfica na última temporada. Numa espécie de aviso, o CEO da SAD encarnada salientou ainda que Jorge Jesus "tem uma maneira muito própria de dialogar" e colocou elevadas as expectativas. Ainda assim, os reparos foram para a estrutura na sua globalidade. "Não é apenas o treinador, foi a estrutura toda. Temos de ter um discurso de rigor", indicou o dirigente.
Estas palavras não tiveram, mas vão ter, resposta por parte de Jorge Jesus, segundo vaticina Jorge Castelo, antigo técnico do Benfica e observador do emblema encarnado, salientando que, daquilo que conhece do treinador em questão e dos treinadores, no geral, quando os resultados desportivos aparecerem, Jesus vai comentar os recados que recebeu.
"Foi um forte aviso à navegação. O Jorge Jesus encaixa e quando estiver numa posição de superioridade vai responder. Isso eu garanto", realça Jorge Castelo, certo de que "o treinador tem sempre a possibilidade de responder".
"Enquanto os resultados não forem positivos, tem de esperar e tem de aguentar as críticas. A partir do momento que começa a ter resultados desportivos...", acrescentou.
Numa análise ao que se vê, de fora, do Benfica, o antigo técnico realça que na Luz "há uma pessoa que faz de polícia bom e outro que faz de polícia mau."
"O [polícia] bom diz que o Benfica não vai acabar e que não há problema nenhum. O mau é o que fala das contas", salientou o antigo técnico, aludindo a palavras recentes quer de Luís Filipe Vieira, quer de Domingos Soares de Oliveira.
O Benfica vai preparando o arranque oficial da época que terá, desde logo, os jogos de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. "O Benfica está numa encruzilhada do tempo. O Benfica não tem tempo, atenção", alertou Castelo, realçando que "há muitas encruzilhadas porque o tempo é muito curto e o Benfica tem de se definir".
"Relativamente à constituição do plantel há aqui algumas dúvidas que são fortes e que podem colocar em causa todo o resto da época desportiva", sustenta o antigo técnico encarnado, em declarações na A Bola TV. "O Benfica tem jogos de preparação de dois em dois ou de três em três dias. Vamos começar a ver coisas boas e más que o Benfica tem".
O Benfica terá na chegada à fase de grupos das Liga dos Campeões o primeiro objetivo e que poderá ajudar a definir muito daquilo que será a nova temporada. "A entrada na Liga dos Campeões parece-me a chave do sucesso. Há muitas equipas que apostam muito forte nestas eliminatórias para chegar à Liga dos Campeões".
Em relação à abordagem ao mercado de transferências, Jorge Castelo, que nos últimos anos tem desenvolvido competências em métodos de treino, diz que os benfiquistas aguardam para perceber como será a formação do novo plantel.
"Até agora, ou as coisas estão realmente no segredo dos Deuses, e acho que isso é bom, quando as contratações estão no segredo das direções e não cá fora, ou então há algumas dúvidas", disse, finalizando: "É preciso chegar aos alvos apontados".