Portugal
Jesus: “Deviam ser proibidos os sintéticos, mas vamos com gosto a Oleiros”
2017-10-11 16:55:00
Técnico prevê mudanças no onze para a Taça de Portugal de forma a proteger jogadores com historial clínico delicado

Jorge Jesus garantiu um Sporting preparado para ir a Oleiros jogar a “festa da Taça”, mas não se mostrou satisfeito por ir fazê-lo num relvado sintético, que na opinião do técnico leonino não tem condições e prejudica o estado físico dos jogadores. “A diferença para o relvado é que no dia a seguir parece que levaram com um pau”, sublinhou Jesus na conferência de imprensa de antevisão ao encontro da terceira eliminatória, que se vai disputar no terreno do ARC Oleiros.

“A Taça de Portugal - sempre disse - é das competições mais bonitas em Portugal. Claro que não é o mais importante, isso é o campeonato, mas é uma prova com muita paixão e temos todo o gosto de ir a Oleiros jogar porque a Taça é isso, uma festa para os clubes, vilas e cidades. Temos todo o gosto de ir a Oleiros e partilhar com eles a vontade que aquela gente teve de fazer o jogo ali. Nunca nos opusemos em fazer o jogo ali, apenas o sintético não é compatível para uma equipa profissional. Ainda agora se com a Seleção em Andorra. Deviam proibir os campos sintéticos. Mas o campo é sintético e, por isso, vamos com muito gosto a Oleiros”, frisou Jesus à comunicação social presente na conferência de imprensa.

O treinador dos leões prosseguiu as críticas, revelando que vai fazer alterações na equipa. “Por exemplo, não falei com o Fernando Santos, mas sei que a opção do Ronaldo não jogar em Andorra não foi por causa dos cartões, mas sim pelo sintético. No dia a seguir não tem nada a ver, em relação a quando jogas no relvado. É natural que amanhã tenha de tomar outras opções, em virtude de jogadores que já tiveram problemas na carreira. Se a Federação aprovou, vamos jogar. Mas os interesses do Sporting no aspeto físico sou eu que tenho de zelar e conhecer a dificuldade que esses campos podem trazer. Contudo, vai ser um jogo em que temos de jogar. Joguei em tantos pelados e ainda estou cá. Os jogadores que vão jogar são os que eu achar que vão estar melhor para esse jogo”, admitiu.

“Os jogadores do Sporting têm é de olhar para a competição em si e para a responsabilidade de serem jogadores do Sporting e de saírem vencedores de todas as competições. A Taça de Portugal é uma prova com muita responsabilidade, por isso não olho para o nome do clube, mas sim para essa responsabilidade. Com maior ou menor dificuldade temos de nos adaptar e tentar sair vencedores de Oleiros”, apontou Jorge Jesus, que aproveitou ainda para dar os parabéns à Seleção Nacional e a Fernando Santos pela qualificação para o Mundial’2018.

Por fim, o timoneiro leonino falou de algumas opções que irá ter na partida desta quinta-feira. “O Gelson Dala vai jogar, se não acontecer nada até amanhã. Temos feito um trabalho específico durante estes meses, sendo por isso ele não podia jogar. Neste momento, achamos que já está em condições para dar resposta ao trabalho individualizado que fizemos com ele. Veio de um campeonato com pouca intensidade e qualidade competitiva, que está ao nível do CNS. Tem qualidade, talento, acreditamos no trabalho dele e que pode ser um jogador interessante para o futuro do Sporting”, sublinhou Jesus, revelando depois a chamada do jovem defesa turco Demiral, face à indisponibilidade de vários elementos no centro da defesa. Ainda assim a titularidade ao lado de André Pinto deverá ser do médio Petrovic. “Mas estou mais inclinado para o Petrovic jogar a central, porque já o conheço melhor”, confessou.