Portugal
“Jaime Antunes tem o direito de falar. Mas não pode, ou não devia”
2021-05-18 21:25:00
Diamantino Miranda questiona porque Jesus “fala com Domingos Soares de Oliveira”

A troca de declarações entre o vice-presidente Jaime Antunes e o treinador Jorge Jesus tem marcado a atualidade do Benfica, numa altura em que a equipa prepara a deslocação em Guimarães, para a 34.ª jornada da I Liga, tendo já em vista a final da Taça de Portugal, diante do SC Braga, no próximo domingo, dia 23 de maio.

Mesmo que o Benfica vença a Taça de Portugal, não compensa a desilusão que foi a temporada 2020/21 para os adeptos encarnados. Jesus assumiu que foi “uma época perdida”, Jaime Antunes reconheceu que “não há salvação”. Só que o vice-presidente foi mais longe e pediu que, na próxima temporada, o treinador assuma uma postura com mais “humildade”. “Temos de partir para a nova época numa atitude diferente, com humildade, dizendo aos sócios que estamos aqui para lutar pelos objetivos que o Benfica sempre pretende alcançar”, afirmou o dirigente.

Jesus não gostou e não o escondeu quando hoje, durante a antevisão da partida com o Vitória, para a 34.ª jornada da I Liga, foi questionado sobre as declarações de Jaime Antunes. “Não preciso que um vice-presidente me venha alertar. Eu falo todos os dias com o presidente, com o Rui Costa, com o Domingos Soares de Oliveira. As pessoas com quem tenho de comunicar sabem que sou humilde. Se as pessoas que não têm nada que ver com isto falam do que não têm de falar, essas é que não são humildes”, reagiu o treinador do Benfica.

Esta troca de declarações na praça pública incomodou um antigo capitão das águias. Para Diamantino Mirando, este incidente “era dispensável”, pois não dignifica o clube nem os dois envolvidos. E o exemplo devia ter partido do vice-presidente, dado que a avaliação desportiva da temporada é uma matéria que compete ao treinador.

“Ele tem alguma coisa a dizer e pode dizer, é vice-presidente, foi eleito pelos sócios do Benfica. Tem o direito de falar, mas não devia. Quanto mais os dirigentes estiverem silenciosos sobre algumas situações, melhor”, frisou Diamantino, embora realçando que a declaração de Jaime Antunes, “embora pudesse não a ter dito ou não a devesse ter dito, não foi mentira”.

“A época do Benfica não foi a que se esperava, muitos sócios tiveram alguma desconfiança no regresso de Jorge Jesus e faltou humildade a Jorge Jesus, pelo que foi dito no início da temporada. Aliás, Jorge Jesus disse hoje novamente que para ‘o ano é mais fácil’. Não o deveria ter dito”, sustentou o ex-internacional português, num comentário para a CMTV.

Mas também Jesus falou a mais, no entender do antigo capitão. Diamantino não entende o que leva um treinador (Jorge Jesus) a falar com o administrador financeiro (Domingos Soares de Oliveira), como foi referido pelo próprio técnico.

“Jorge Jesus terá todo o direito de falar com quem deve sobre futebol, mas não percebo porque tem de falar também com Domingos Soares de Oliveira. Falar com o presidente é natural, com o Rui Costa também. Com o Tiago Pinto, quando lá estava, também. Falar com o Domingos Soares de Oliveira sobre futebol? Não entendo”, finalizou Diamantino Miranda.