Portugal
"Já tenho 40 e tal anos disto. Acho muito estranho os timings destes processos"
2023-01-19 10:20:00
"Eu já ando nisto há 40 e tal anos. Já levo com isto há 40 e tal anos", diz ex-capitão do Benfica Diamantino Miranda

O Benfica foi alvo da instauração de um processo de disciplinar pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência de uma investigação de alegada corrupção desportiva. Fernando Seara, presidente da Mesa da Assembleia Geral do clube da Luz, falou em "precipitação" e disse que o Benfica tinha o direito de saber em rigor os factos que levavam à abertura de um processo disciplinar, por isso iria pedir uma certidão para fins judiciários.

O clube encarnado entende ser seu direito saber "qual o facto que deu origem à abertura deste procedimento disciplinar, com menção da data, origem e autoria" e saber também "quais os fundamentos de facto e direito para se promover agora este procedimento disciplinar".

"Não posso tolerar que seja aberto um procedimento disciplinar para daqui a alguns dias ser suspenso. Ao abrir-se é porque há factos relevantes. Importa dizer quais são. Sem isso, fico com muitas dúvidas e uma certeza: sossegar todo o universo benfiquista que tudo se fará juridicamente para a tutela de todas a situações do Benfica", vincou Fernando Seara.

Horas depois destas declarações do dirigente encarnado, a Comissão de Instrutores da Liga informou que o processo se encontrava suspenso até que factos novos e relevantes apareçam.

Diamantino Miranda, antigo capitão do Benfica, diz que não quer entrar por questões técnicas relacionadas com Direito, assumindo que entende é de futebol que se joga dentro das quatro linhas. 

Em todo o caso, o ex-jogador das águias diz que tem larga experiência no futebol português. "Sobre o que se está a passar e não é de termos técnicos eu só queria dizer que há uma coisa que eu estranho, mas isso já é a idade que me dá essa experiência, que é ser nesta altura".

"Quer dizer, nesta altura quando se cheira, e eu vou parafrasear um amigo meu, e ele diz 'eu já ano nisto há muitos anos'", afirmou Diamantino Miranda, que falava em declarações na CMTV, prosseguindo com o seu comentário.

"Eu já ando nisto há 40 e tal anos. Já levo com isto há 40 e tal anos. Já tenho 40 e tal anos disto. E como já tenho 40 e tal anos disto, acho muito estranho os timings", observou Diamantino Miranda, falando da divulgação destes processos.

"O tempo da Justiça com o Benfica quase sempre toca em momentos críticos"

O antigo jogador lamenta ainda que sejam conhecidos casos a envolver o Benfica em determinados períodos quando o campeonato entra na fase decisiva.

"Oiço as pessoas entendidas dizerem que a Justiça tem o seu tempo, mas o tempo da Justiça com o Benfica quase sempre toca em momentos críticos. E portanto, estranho muito este momento, com a aproximação de equipas ao primeiro lugar, e tudo aquilo que está a acontecer e tudo aquilo que se cheira", referiu Diamantino Miranda, falando numa "nuvem" que paira no futebol nacional.

"Nota-se que há uma nuvem que paira e que o futuro dirá se há razão ou não sobre aquilo que se vai vendo nos jogos, em notícias. Não sei, como digo, não vou entrar muito num campo que eu não domino", rematou o antigo jogador.