Portugal
“Já sei que vão dizer: ‘Esta Juventus, ah, e tal…’ Calma lá!”
2022-09-15 13:50:00
Vitória do Benfica enaltecida por um ex-futebolista adepto do Sporting

O Benfica derrotou ontem a Juventus, em Turim, e somou o segundo triunfo em igual número de jogos, no grupo H da Liga dos Campeões. Com golos de João Mário (grande penalidade) e David Neres, depois de Milik ter aberto o ativo, os encarnados conseguiram uma reviravolta e a vitória, em mais uma grande exibição do futebol português, um dia depois de o Sporting ter batido o Tottenham. 

Fernando Mendes, antigo futebolista que passou pelo Benfica, FC Porto e Sporting e que é adepto do emblema de Alvalade, faz uma vénia à prestação do Benfica. “O Benfica passou por dificuldades nos primeiros 20 minutos, mas a partir daí assumiu o jogo. Falhou golos fáceis, poderia ter feito três, quatro golos, com uma facilidade tremenda. O futebol português está de parabéns”, resume.

E o antigo defesa prevê análises com desvalorização do feito do Benfica. E assim rebate já esses argumentos. “Já sei que vão dizer ‘esta Juventus… ah, e tal’. Calma lá…”, afirma, reiterando elogios à excelente exibição da equipa de Roger Schmidt. 

No programa Liga D’Ouro, Fernando Mendes defende que é cíclico: sempre que uma equipa portuguesa consegue uma grande vitória europeia, desvaloriza-se o adversário. “Isto é verdade. Com o Sporting foi a mesma coisa, quando venceu o Tottenham. ‘‘O Tottenham? Não… No campeonato inglês não é tão forte do que neste jogo’, dizem. Tentam sempre desvalorizar! E eu sei de onde isto vem. Só que as pessoas não são parvas”, refere, insistindo nos grandes feitos de leões (na vitória diante do Tottenham) e das águias.

Fernando Mendes lembra também as teorias que foram surgindo com as sucessivas vitórias do Benfica, na presente temporada. Vitória após vitória, comentadores e analistas defenderam que o Benfica de Roger Schmidt ainda não tinha enfrentado um adversário de grande valia. Daí que o jogo com a Juventus seria esse teste.

“Toda a gente dizia que estava aqui o grande teste, toda a gente dizia que o Benfica nunca tinha apanhado uma equipa forte. Está aqui! Ganhou! E ganhou bem. Tal como o Sporting também ganhou bem”, defende Mendes.

O ex-jogador só lamenta o desaire do FC Porto. “Infelizmente, o FC Porto não ganhou, mas foi uma excelente jornada das equipas portuguesas, na Liga dos Campeões. Estamos de parabéns. Só tenho pena de o FC Porto ter feito um jogo péssimo. Não me lembro de ver o FC Porto sofrer tanto, no Dragão, na Liga dos Campeões. Espero agora que o SC Braga ganhe”, concluiu, na análise a esta ronda nas competições europeias.

“António Silva é como o algodão: não engana”

No mesmo programa da CMTV, não houve consenso quanto ao melhor em campo. 

A UEFA escolheu David Neres, mas nenhum comentador em estúdio concordou. João Mário, Florentino e António Silva foram os nomes em destaque. E Fernando Mendes considerou que o jovem defesa-central de 18 anos foi mesmo o melhor, no jogo de ontem. 

“O António Silva foi o melhor em campo. Aquilo é como algodão: não engana. Um miúdo com 18 anos, perante aqueles ‘animais’, e parece que não se passa nada… Excelente, excelente”, finalizou.