Portugal
"Já se viu que quem manda é o Ronaldo. Não é preciso ser de Olhão"
2022-09-28 16:45:00
"Ele é que decide o tempo que joga ou não, na minha opinião e vendo de fora", diz ex-técnico do Sporting

Cristiano Ronaldo deve ou não ser titular na Seleção Nacional? Essa é a grande questão que muitos portugueses têm vindo a debater no que toca ao contexto atual da equipa das quinas. Se alguns entendem que o capitão da Seleção Nacional pode ser útil e resolver uma partida a qualquer momento, outros consideram que a idade pesa em Cristiano Ronaldo e isso já seria motivo para não o colocar como titular.

Fernando Santos, o selecionador nacional, tem apostado frequentemente no camisola 7 da Seleção portuguesa, mas com novo desaire desportivo com a eliminação em casa perante o rival espanhol fez aumentar o tom das críticas para com o selecionador português no que toca à insistência na aposta em Cristiano Ronaldo.

Tiago Fernandes, antigo treinador do Sporting e dos escalões de formação, que conta com passagens por outros clubes da I Liga, diz que no caso concreto da aposta em Cristiano Ronaldo, quem "manda" na convocatória e no onze titular é o capitão.

"Já se viu que quem manda é o Cristiano Ronaldo. Não é preciso ser de Olhão para perceber que o Ronaldo é que manda se quer jogar 90, se quer jogar 60 ou se quer jogar 70 minutos", afirmou Tiago Fernandes.

Para dar corpo à sua ideia, em declarações na televisão pública, Tiago Fernandes diz que "se todos os jogos joga de início mesmo sem fazer pré-epoca..."

No entendimento do treinador ex-Sporting é Cristiano Ronaldo quem determina a sua titularidade ou não na equipa das quinas nesta fase da carreira.

"Ele é que decide o tempo que joga ou não, na minha opinião e vendo de fora. Eu acho que o Ronaldo é que manda se quer jogar de início ou se quer jogar 60 ou 70 minutos", insistiu Tiago Fernandes.

Em todo o caso, o treinador sustentou que ainda vê Cristiano Ronaldo com capacidades para representar a turma das quinas, ainda que pense que poderia começar alguns jogos a partir do banco e, posteriormente, ser lançado para dentro de campo.

"Penso que isso parte muito daquilo que é a personalidade e o caráter do jogador. Acho que o Cristiano Ronaldo, neste momento, ainda continua a ser útil à Seleção Nacional", salientou ainda assim Tiago Fernandes.

Cristiano Ronaldo é a grande figura da Seleção Nacional de Portugal mas tem enfrentado problemas de rendimento em 2022/23 dado que não fez a pré-temporada juntamente com os companheiros no Manchester United. Esse é, de resto, um ponto que muitos comentadores de futebol internacional apontam para explicar o momento que o português atravessa.