Portugal
"Já ouvi mais elogios do Guardiola ao Bernardo Silva do que ao Messi"
2022-12-13 09:50:00
"Se aquilo fosse só fazer os treinos que o Klopp faz ou o Guardiola faz, qualquer um fazia", diz Pedro Henriques

Vários são os jogadores portugueses que alinham em clubes de grande nomeada e reputação internacional. Por isso, numa altura em que a continuidade de Fernando Santos no cargo de selecionador nacional permanece numa incógnita, Pedro Henriques, antigo jogador de futebol, diz que seja quem for o selecionador nacional nos próximos anos, seja ele Fernando Santos ou outro, deverá ajudar a potenciar na filosofia da Seleção Nacional estes recursos.

A este propósito, Pedro Henriques lembra que a Seleção Nacional conta com jogadores nas suas fileiras que são elogiados por grandes figuras do futebol mundial, dando o exemplo de Bernardo Silva que frequentemente é alvo de comentários muito favoráveis por parte de Pep Guardiola.

"Já ouvi mais elogios do Guardiola ao Bernardo Silva do que ao Messi", lembrou Pedro Henriques, sustentando que não é apenas o jogador do Manchester City que poderá ajudar a Seleção Nacional a conquistar a glória nos próximos anos.

"Tens o Rúben Dias que foi o melhor jogador da Liga inglesa, tens o Bruno Fernandes com um moral de aço no Manchester United, o Dalot que está muito bem, o Rafael Leão, melhor jogador do campeonato italiano", indicou Pedro Henriques, deixando elogios para Rui Patrício e lembrando o passado de Eder, autor do golo que deu a vitória a Portugal na final do Euro de 2016, em Paris, diante da França.

"O Rui Patrício também, um dos heróis juntamente com o Eder, os outros todos também, mas a Federação Portuguesa de Futebol deveria fazer uma edição limitada [de camisolas] num dizia Eder e no outro Patrício. É em tom de brincadeira mas é aquilo que eu sinto", reconheceu Pedro Henriques.

Em declarações no canal de televisão Sport TV, o antigo jogador de futebol Pedro Henriques sublinhou pois que esta é "uma geração [na qual] quase tudo [joga] em clubes de top. E é preciso pensares no equilíbrio".

Por outro lado, e dizendo que fala por experiência própria dos seus tempos de jogador de futebol profissional, Pedro Henriques refere que no futebol não adianta tentar copiar modelos de outros treinadores, por mais reputados que sejam.

"Se aquilo fosse só fazer os treinos que o Klopp faz ou o Guardiola faz, qualquer um fazia. Não basta fazeres os triângulos porque...", comentou Pedro Henriques.

A finalizar, o antigo jogador de futebol chamou a atenção para a necessidade de se perceber que "nem todos os treinadores são bons a fazer a mesma coisa".