Portugal
"Como é que um jogador vai para o FC Porto e regride? Zaidu vai melhorar"
2021-09-06 22:45:00
Chaínho questiona dúvidas sobre o lateral nigeriano após o "jogo menos conseguido" com o Famalicão

O FC Porto vai regressar ao campeonato com uma deslocação à casa do campeão Sporting, com quem partilha o segundo lugar da I Liga (e ainda com o Estoril), com dez pontos. O clássico já ‘ferve’, embora ainda falte um jogo da seleção (esta terça-feira), e entre os adeptos portistas cresce a expetativa de ver quem será o lateral esquerdo.

Zaidu, titular indiscutível na temporada passada, foi ultrapassado nos últimos jogos por um central, Marcano, e ainda viu chegar um lateral brasileiro com vasta experiência europeia, Wendell. E entre as hipóteses do técnico Sérgio Conceição consta ainda Manafá, que para o universo portista não rende tanto à esquerda como quando joga na direita, onde agora se encontra tapado por João Mário.

Chaínho, que como jogador conquistou um campeonato e uma Supertaça ao serviço dos dragões, acredita que Marcano será a aposta para o clássico do próximo dia 11, mas lamenta que as críticas a Zaidu se tenham acentuado após a partida com o Famalicão, na qual um erro do lateral nigeriano daria momentaneamente (o lance seria anulado depois pelo VAR) o empate aos famalicenses.

“O jogo menos conseguido do rapaz foi o mais falado”, afirmou Chaínho, insistindo que “o Zaidu é bom jogador”. “Tem algumas dificuldades em momentos do jogo, como quando tem de acelerar, pois é um jogador mais de vertigem, de ir tipo ‘speedy gonzalez’. É um jogador interessante e vai melhorar”, sustentou o ex-médio do FC Porto.

Em comentário na Sport TV, o ex-internacional angolano estranhou que a qualidade de Zaidu tenha sido alvo de debate público quando o mercado de transferências estava ainda em aberto.

“Já me disseram que o Zaidu foi para o FC Porto e regrediu. Como é que uma pessoa vai para o FC Porto e regride em termos qualitativos? O Zaidu fez grandes jogos”, acentuou, embora reconhecendo algumas limitações ao defesa portista.

“Tem certos aspetos, no sistema em que o Sérgio Conceição joga, em que tem de melhorar. Tem que estar mais concentrado, o lateral tem primeiro de defender, se não vou buscar um extremo. Tem de melhorar na consistência defensiva e no poder de decisão”, explicou.

Já perto do fecho do mercado, o FC Porto contratou um lateral esquerdo, Wendell, que desde 2014 atuava no Bayer Leverkussen, na competitiva liga alemã, um dos campeonatos do chamado ‘big five’. Chaínho admite que Wendell até poderá vir a ser titular do FC Porto, mas não para breve e muito menos já em Alvalade.

“O Marcano tem estado bem e o Sporting trabalha muito bem nos corredores. E não nos podemos esquecer que o Luis Díaz e o Uribe vão chegar quase na véspera do jogo. Não acredito que o Marcano saia de repente, até porque o Wendell precisa de tempo. Vi poucos jogos dele, mas não é por acaso que um jogador está há tantos anos na Alemanha”, sustentou, ao apontar o central espanhol como titular a lateral esquerdo no próximo Sporting-FC Porto, a 11 de setembro.

O ex-médio considerou ainda positiva a atuação do FC Porto no fecho do mercado, assegurando os ‘reforços’ Corona e Sérgio Oliveira, que estiveram com as portas abertas e acabaram por não deixar o clube.

“Acreditava que ia sair o Corona, devido à situação contratual. É um jogador com uma capacidade incrível e é como um reforço, desde que tenha outra cabeça. E o Sérgio Oliveira também. Eu passei por isso, senti na pele. Estava para ser vendido, para ir para fora, e no subconsciente o jogador fica à espera do contrato”, finalizou Chaínho.